Chuvas torrenciais e persistentes deixam em alerta a Região Nordeste

As previsões do trimestre indicam um volume de chuvas acima da média para o nordeste do Brasil. Neste início de Março, algumas cidades do Ceara e Maranhão já registram precipitações acima de 100mm em 24h. As chuvas fizeram o Instituto Nacional de Meteorologia emitir alerta de perigo potencial.

Chuvas no nordeste do Brasil causam transtornos no início do trimestre de março, abril e maio.
Pontos de alagamento em Fortaleza após chuva forte fazem carro boiar e complicam trânsito.

A Zona de Convergência Intertropical tem atuado intensamente produzindo chuva no norte do nordeste. No Ceará, os municípios de Meruoca, Fortaleza, Camocim, Eusébio, Cruz, Acaraú, Paraipaba, Ibiapina e Viçosa Do Ceará já acumulam mais de 200mm neste início de mês de março. Boa parte do estado já está com acumulados de precipitação acima da média climatológica para este mês.

No Maranhão também está ocorrendo grandes volumes de chuvas. De acordo com a Universidade Estadual do Maranhão, o acumulando de chuva dentro do estado neste início de março já é de 3023 mm. Considerando somente a área de São Luís (MA), houve acúmulo de mais de 200 mm de chuva na segunda-feira (9). O estado reportou municípios com ruas alagadas, carros e casas destruídas e famílias desabrigadas.

No Piauí, uma menina de cinco anos morreu atingida por um raio dentro de casa no município de Nossa Senhora de Nazaré. A criança estava deitada em um colchonete no chão quando o raio atingiu as proximidades da residência. A hipótese é de que a descarga elétrica tenha se alastrado pelo chão até atingir a criança. Em Piriri (PI), uma mulher morreu afogada depois que seu carro foi arrastado para dentro de um córrego.

Por outro lado, Alagoas, Sergipe e Pernambuco não estão recebendo grandes volumes de precipitação nos últimos dias devido a presença de uma crista em médios níveis e o posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no litoral leste do nordeste (esta configuração impede movimentos verticais ascendentes que podem desenvolver nuvens na região). Na Bahia, há condições para chuvas intensas com trovoadas entre o Recôncavo Baiano e o sul do Estado.

Previsão do Tempo

As previsões indicam que as chuvas no norte do nordeste devem persistir (com menor intensidade) ao longo da semana. O Ceará e o Piauí devem ser os mais afetados com a aproximação de um sistema de baixa pressão no litoral associado a Zona de Convergência Intertropical.

Alagoas, Sergipe e Pernambuco podem receber nebulosidade nos próximos dias, mas devem continuar com baixa probabilidade de precipitação. A quadra chuvosa do leste do nordeste, climatologicamente, somente se inicia em meados de maio.