Chuvas provocam inundações, deslizamento e uma morte no Rio de Janeiro

Temporais e chuvas volumosas atingiram o Rio de Janeiro durante a noite da última sexta-feira (29) e madrugada do sábado (30) provocando inundações e deslizamentos que resultaram em uma morte até o momento.

O avanço de uma frente fria de forma costeira provocou chuvas volumosas no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro. A atuação do sistema e a possibilidade de chuvas intensas haviam sido previstas pela Meteored Brasil.

Os pluviômetros do INMET e do Cemaden registraram volumes próximos dos 200 mm no período de 12 horas na região metropolitana da capital do Rio de Janeiro. Quase o dobro que é esperado durante o mês de abril.

Assim, com a ajuda da topografia acidentada da região, alagamentos e principalmente inundações ocorreram durante e após a ocorrência desse volume todo, o que é mostrado pela imagens, infelizmente comuns no Brasil, mas ainda impressionantes.

Infelizmente, a ocorrência desses volumes elevados resultou também em mais deslizamentos de terra, que no caso deste último, na região metropolitana do Rio de Janeiro, atingiu quatro casas. Segundo a Defesa Civil, não houve feridos. A Subprefeitura de Jacarepaguá alerta para a possibilidade de novos deslizamentos.

Ainda há possibilidade de outro evento extremo?

Nos próximos dias, até meados da próxima semana não há risco para chuvas volumosas ou temporais. No entanto, por da quinta-feira (05) e da sexta-feira (06), a tendência dos modelos aponta para a atuação de uma outra frente fria que avança também de forma costeira. Assim, há potencial para temporais, mas não para volumes elevados no momento. Os transtornos seriam causados mais pelas rajadas de vento do que pela precipitação.