Frente fria no Sudeste com alertas de chuva volumosa! Será que esfria?

Uma frente fria finalmente chega à Região Sudeste e traz potencial de chuvas intensas no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Será que essa mudança do tempo também ocorre no restante da Região? E em relação às temperaturas? Saiba aqui.

Frente fria traz potencial para chuvas volumosas e transtornos em parte da Região Sudeste.

Uma frente fria que vem provocando eventos de tempo severo na Região Sul, finalmente chega ao Sudeste e atua nesta sexta-feira (29).

Já pela manhã o sistema contribui e provoca a mudança do tempo no sul e leste do estado de São Paulo, com tempo nublado, chuvas de fraca a moderada intensidade, podendo ocorrer com forte intensidade mais para o fim do período no litoral sul. Há potencial para ventos moderados de até 60 km/h.

No período da tarde, a frente fria se desloca mais para o norte aumentando a densidade das nuvens em todo o leste paulista e há alerta de chuvas intensas e temporais na região metropolitana da capital paulista e na porção litorânea entre Peruíbe e São Sebastião, com maior potencial para transtornos na Baixada Santista.

Alerta para chuvas intensas que podem provocar transtornos desde a região da Baixada Santista até o sul do Rio de Janeiro. Os volumes podem superar os 100 mm em menos de 24 horas.

Mais para o fim do dia e noite, a frente fria continua o seu avanço e as chuvas volumosas com potencial para transtornos atingem o litoral norte paulista, o Vale do Paraíba e o sul do Rio de Janeiro.

Na madrugada e na manhã do sábado (30) a frente fria se mantém no sul fluminense e no litoral norte paulista, com precipitação ocorrendo com moderada a forte intensidade, que também atinge o Vale do Paraíba. No período da tarde até o início da noite, há a continuidade das chuvas com até forte intensidade, com redução gradativa, e passa a chover de forma isolada nas demais regiões do Rio de Janeiro.

Já no leste paulista, a circulação dos ventos mantém o tempo nublado em todas as demais regiões da faixa leste, com chuva fraca ocorrendo ao longo do dia. No restante da Região Sudeste, a frente fria não provoca mudanças e o tempo firme e ensolarado se mantém.

No domingo (01), a frente fria se afasta no oceano e além disso se desloca bem para sul, o que permite a atuação da massa de ar quente e seco em toda a Região Sudeste.

Massa de ar frio atua em uma pequena parte do Sudeste

O calor fora de época continua em praticamente toda a região nesta sexta-feira e no fim de semana.

Mesmo com a mudança da direção dos ventos que atuam em toda a região de sudeste e leste, o ar frio não consegue penetrar e fica restrito somente no sul e leste de São Paulo na sexta-feira (29) e no sábado (30), sendo neste último dia, passando a atuar também no Rio de Janeiro. Na capital paulista, máxima de 24°C na sexta e de 20°C no dia seguinte. Já na capital fluminense, máximas de 29°C e de 25°C.

No domingo (31), os ventos voltam a atuar no quadrante norte e o calor retorna para todo o Sudeste. Máxima de 28°C em São Paulo, de 29°C no Rio de Janeiro e de 27°C em Belo Horizonte e em Vitória.

Mais para o interior as temperaturas passam facilmente dos 30°C, chegando aos 34°C no oeste e noroeste paulista e na porção oeste da região do Triângulo Mineiro.