Chuvas provocam estragos em São Paulo e há mais previsão de tempo severo

A chegada da frente fria na região Sudeste nesta segunda-feira (12) provocou chuvas generalizadas pelo estado, com diversas cidades paulistas registrando volumes expressivos em poucas horas. Como foi o caso de Campinas, que registrou uma série de transtornos.

Chuva Campinas
Chuvas fortes atingiram a cidade de Campinas, São Paulo, nesta segunda-feira (12), provocando muitos estragos. Fotos: Divulgação redes sociais.

Após um final de semana ensolarado e de muito calor, a segunda-feira (12) foi marcada por chuvas generalizadas pelo estado de São Paulo, conforme foi anunciado em nossa previsão. Em algumas partes do estado a chuva caiu de forma torrencial, despejando um grande volume de água em poucas horas, o que provocou estragos e prejuízos!

As chuvas chegaram mais cedo nesta segunda em muitas cidades paulistas. Na região de Campinas, uma das mais afetadas pela chuva, intensos núcleos de tempestade descarregaram grandes acumulados de chuva por volta do meio-dia. No bairro do Jardim das Bandeiras, Campinas, foram registrados incríveis 51 mm de chuva em apenas 1 hora, de acordo com registros de pluviômetros automáticos do Cemaden.

Outros distritos da região metropolitana de Campinas também chegaram a registrar acumulados de 45 mm em 1 hora, principalmente nas regiões Sul e Central, que foram as mais afetadas. Nessas regiões alguns imóveis foram invadidos pelas águas, além de diversas ruas com pontos de alagamento, quedas de árvores e um muro chegou a cair com a chuva no Jardim Capivari. As avenidas Princesa D'Oeste e Norte-Sul foram tomadas por fortes correntezas que arrastaram carros, três pessoas que ocupavam um automóvel arrastado pela enxurrada foram resgatadas pelos moradores.

A cidade já havia sido castigada pelas chuvas fortes e ventos intensos no domingo (11) a tarde, que também provocaram quedas de árvores e diversos pontos de alagamentos, que deixaram veículos completamente ilhados.

Na avenida Princesa D’Oeste, um dos lugares mais afetados pelas chuvas de domingo e segunda, com a abrupta elevação do nível da água, uma família se viu numa situação assustadora onde seu carro foi quase completamente encoberto pela água, que chegou até o para-brisa. A família só conseguiu sair quando o nível da água baixou.

Os núcleos intensos de chuva foram se deslocando pelo estado ao longo da tarde de segunda, chegando em outras cidades do interior e também do litoral. Chuvas fortes e rajadas de vento provocaram quedas de árvores e destelhamentos de imóveis nas cidades de Taubaté e Tremembé. Em Caraguatatuba, no litoral norte, o grande volume de chuvas deixou ruas e avenidas alagadas, além de provocar enxurradas que invadiram casas, os ventos também derrubaram árvores e destelharam imóveis.

Previsão de mais temporais e chuvas volumosas em SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de chuvas intensas e contínuas pelo o estado que vale até essa terça-feira (13). A frente-fria que provocou as chuvas de ontem continuará atuando sobre a costa do estado nesta terça o que provocará chuvas ao longo do dia em diversas cidades do estado, principalmente na porção leste, onde poderão ocorrer de forma mais intensa.

Alerta: a terça-feira será chuvosa em grande parte do estado de São Paulo, com cidades podendo registrar altos acumulados de chuva, como Campinas. Essas chuvas poderão provocar novos episódios de alagamentos e quedas de árvores.

A região de Campinas poderá registrar mais um dia de altos acumulados de chuva, podendo chegar aos 40 mm. A região metropolitana de São Paulo também terá um dia chuvoso, com um acumulado previsto de 30 mm. No litoral norte de São Paulo e região do Vale do Paraíba os acumulados previstos são da ordem de 20 a 25 mm. Portanto, muita atenção nessa terça-feira às cidades paulistas!