Chuvas e inundações na Nigéria deixam mais de 600 mortos desde junho

A Nigéria, país mais populoso da África, vem registrando as chuvas mais mortais da última década. Mais de um milhão de pessoas foram deslocadas de suas casas. Veja aqui as imagens impressionantes!

Mais de 600 pessoas morreram desde junho na Nigéria, devido às inundações que estão ocorrendo, as mais mortais do país em uma década. Isto fez com que mais de um milhão de pessoas tivessem que fugir de suas casas até agora, de acordo com um novo relatório das autoridades do país.

Desde o início da estação chuvosa, muitas regiões do país mais populoso da África foram devastadas por essas inundações excepcionais, deixando as autoridades nacionais com medo de um agravamento da insegurança alimentar e da inflação.

"Infelizmente, mais de 603 vidas foram perdidas" e outras 2.407 pessoas ficaram feridas nas inundações, afirmou o Ministério de Assuntos Humanitários da Nigéria.

O número de mortos aumentou "astronomicamente", já que muitos estados nigerianos não se prepararam para as fortes chuvas, disse o Ministério. Mais de 82.000 casas e 110.000 hectares de terras agrícolas também foram completamente destruídos, acrescentou o governo.

youtube video id=FIf4C5vFpAM

Na Nigéria, um país de cerca de 215 milhões de habitantes, os produtores de arroz alertaram que as enchentes devastadoras deste ano podem aumentar os preços, já que as importações de arroz são proibidas pelo governo para proteger e aumentar a produção local.

A estação chuvosa geralmente começa em junho, mas as inundações têm sido particularmente mortais desde agosto. Por sua vez, chuvas fortes são novamente esperadas na Nigéria nas próximas semanas, aumentando os temores de mais danos.