Chuvas causam mortes e impactos na Grande Recife

Desde a madrugada desta quarta-feira as chuvas que caem em parte do leste nordestino somam inúmeros problemas. Na região da Grande Recife, 13 pessoas morreram em decorrência das condições meteorológicas Alagamentos e deslizamentos de terra também foram registrados.

Chuva causa deslizamentos de encostas na Grande Recife. Fonte: Reprodução TV Globo.

As chuvas frequentes na região metropolitana do Recife têm gerado alagamentos urbanos, deslizamentos de terra, complicações na mobilidade urbana e já totaliza um saldo de 13 mortes até o momento do preparo desta matéria. Os óbitos ocorreram a partir dos deslizamentos de terras.

Além das mortes no Recife, Olinda e Abre de Lima, 5 pessoas foram soterradas no bairro Dois Unidos na capital após um deslizamento. Entretanto, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, as vítimas apenas sofrem escoriações. Outro acidente envolvendo duas casas em um deslizamento de encosta deixou 7 feridos no Recife.

Cidades da região metropolitana como Jaboatão dos Guararapes também registrou deslizamentos. Embora não houve vítimas, algumas famílias precisaram deixar suas casas. Devido ao mau tempo, o transporte urbano ficou prejudicado em alguns municípios, como em Paulista que teve as operações do terminal Pelópidas Silveira afetadas.

Diversos pontos de alagamentos foram reportados. Em Olinda, a água cobriu parte dos veículos no Residencial Jardim Olinda. Já no Recife, as principais vias alagadas estão no bairro Encruzilhada. As escolas municipais de Abreu e Lima, Olinda, Paulista e Igarassu cancelaram as aulas hoje. No ensino estadual, as aulas só foram suspensas em Olinda e Paulista.

Nos últimos dias, a Alta do Atlântico Sul está mais forte do que a média para a época. Isso torna os ventos alísios mais intensos em direção ao litoral do Nordeste, consequentemente há um aumento no transporte de umidade benéfico para eventos de precipitação. Perturbações nos baixos e altos níveis também estão ajudando a concentrar a umidade na região do Recife, mas na forma de chuvas estratiformes. As imagens de satélite confirmam as nuvens estratiformes que atuam na região de Pernambuco desde a madrugada.

Previsão para os próximos dias

Antes de mais nada, é importante lembrar que os meses de inverno correspondem ao período chuvoso no leste nordestino, logo é comum chuvas frequentes nesta época do ano. Para os próximos dias, a tendência é que não haja chuvas com volumes significativos como observado das últimas 24 horas na região do Recife. No entanto, a permanência dos ventos alísios mais fortes em direção a costa manterá a infiltração de umidade nas regiões litorâneas, resultando em precipitações diárias, porém mais fracas.