Chuva torrencial em Salvador: alerta máximo para deslizamentos

Chuvas torrenciais provocam alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e carros submersos na capital baiana. Nas últimas horas a Defesa Civil decretou alerta máximo para deslizamentos. Confira as imagens e a previsão.

A semana começou com bastante chuva em Salvador devido à atuação de um sistema frontal no oceano e da formação de uma região de cavado na costa da Bahia, que vem provocando chuvas de moderada a forte intensidade. Desde o início da segunda-feira (25) as chuvas não deram trégua. Segunda a estação do Inmet em Salvador, já foram acumulados mais de 150 mm em 48 horas, sendo que nas últimas 6 horas choveu mais de 100 mm. Em dois dias choveu mais de 137 mm, a média para Novembro.

Como resultado do grande volume de água, transtornos vêm sendo registrados em vários pontos da cidade. Ruas que se transformaram em rios, pessoas isoladas, carros submersos e deslizamentos de terra, são os problemas enfrentados pela população nesta terça-feira (26). Pela manhã, em vista da previsão de aumento da intensidade das chuvas, a Defesa Civil emitiu o nível de alerta máximo para deslizamentos de terra.

Na Baixa dos Sapateiros,na região do Pelourinho, o Corpo de Bombeiros efetuou o resgate de 24 pessoas que estavam ilhadas nas suas residências. O grupo era formado por idosos, crianças e adultos que não tiveram tempo para sair de suas casas, que logo foram tomadas pela água.

Previsão para os próximos dias

Nas próximas horas de hoje (26), as chuvas diminuem de intensidade dando um alívio aos morados e tempo para a água baixar. No entanto, já na manhã de quarta-feira (27) há previsão de mais chuva forte sobre Salvador e regiões ao norte da capital baiana, que se estendem no ao longo da tarde. Novos episódios de inundações e deslizamentos podem ser registrados. O tempo firme volta a predominar a parti da quinta-feira (28).