Chuva forte deixa mortos e desaparecidos em Santa Catarina

Fortes temporais atingiram o estado de Santa Catarina entre a noite de ontem (16) e a manhã de hoje (17), pelo menos 7 pessoas morreram na região do Vale do Itajaí, região mais prejudicada pelas chuvas.

Chuva Santa Catarina
Tempestades intensas provocaram inundações, enxurradas e deslizamentos de terra no Vale do Itajaí, Santa Catarina. Fonte: Divulgação/ CNN.

Na noite dessa quarta-feira (16) fortes temporais atingiram os estados de Santa Catarina e Paraná. Uma das regiões mais afetadas e prejudicadas foi o Vale do Itajaí, onde 14 municípios foram atingidos pela tempestade.

Os acumulados mais expressivos ocorreram na cidade de Presidente Getúlio, que fica a 80 km da cidade de Blumenau. Entre as 23h de quarta-feira (16) e as 6h de hoje (17), cerca de 125 mm de chuva caíram sobre a cidade, mais de 80% do acumulado esperado para todo o mês, provocando alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra que arrastaram casas, veículos e também pessoas.

A Defesa Civil do estado chegou a divulgar o número de 10 mortos na cidade, mas depois corrigiu a informação, contabilizando 6 mortes. Informações iniciais apontam para 25 pessoas desaparecidas. A cidade teve seu acesso bloqueado devido aos deslizamentos de terra. No km 150 da BR-470, em Agronômica, um caminhão e um carro foram atingidos por um deslizamento de terra.

Em Ibirama, cidade também localizada no Alto do Vale de Itajaí, também foi registrada uma morte em decorrência das chuvas. Outras duas pessoas se afogaram, mas felizmente foram socorridas e estão hospitalizadas.

De acordo com o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, o coronel do Corpo de Bombeiros Aldo Baptista Neto, o potencial destrutivo da enxurrada que assolou Presidente Getúlio teve um potencial destrutivo equivalente aos deslizamentos de terra que ocorreram no Morro do Baú, em Ilhota, em novembro de 2008, que provocaram a morte de 47 pessoas.

Os complexos convectivos que atingiram a região durante a noite vieram de oeste, da fronteira de Santa Catarina com a Argentina, onde um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) havia se desenvolvido entre a noite de terça-feira (15) e manhã de quarta (16). Os resquícios da intensa convecção desse sistema, impulsionados por um cavado em médios níveis e um escoamento de noroeste em baixos níveis, geraram as fortes tempestades que assolaram o estado.

Devido à vulnerabilidade do terreno e o excesso de umidade do solo na região, a preocupação agora está nas previsões de novos acumulados significativos de chuva sobre o estado. A previsão indica que ainda hoje há possibilidade de chuvas intensas no Vale do Itajaí, grande Florianópolis e litoral de Santa Catarina devido à formação de um ciclone entre a costa do Sul e Sudeste do Brasil.