Chuva severa inunda a cidade de São Carlos e arrasta dezenas de carros

A força da enxurrada arrebentou as portas das Casas Bahia, na rua Episcopal e arrastou vários carros na tarde desta quinta-feira (26). Os comerciantes da baixada do Mercado Municipal voltaram a ser afetados pela enchente nas vésperas da Black Friday, uma das datas mais importantes para o comércio.

chuva forte em são carlos
Centro de São Carlos foi atingido por forte tempestade, carros foram arrastados.

A cidade de São Carlos (SP) foi assolada por uma intensa chuva acompanhada de granizo, rajadas de vento e descargas elétricas atmosféricas. A chuva atingiu vários pontos da cidade, mas o maior estrago ocorreu no centro, onde as ruas foram alagadas e dezenas de carros foram levados pela enxurrada. O asfalto cedeu em muitas ruas do centro e a forte correnteza arrastou placas de pavimento por muitos quilômetros, provocando o empilhamento de pedras juntamente com pedaços de carros completamente destruídos em áreas mais baixas da cidade.

O cenário caótico deixou os comerciantes locais em pânico e gerou repercussão nas redes sociais. Apesar do susto e dos danos materiais, ainda não há informações de feridos. De acordo com a Defesa Civil, ainda há possibilidade de mais pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de granizo e ventos fortes. Segundo a Defesa Civil, choveu 138 milímetros entre 4h35 e 17h40.

Segundo a Guarda Municipal, houve inundações no Parque do Bicão, no pontilhão da Praça Itália e na região central, próximo à praça do Mercadão. A Rua Episcopal foi inundada mais uma vez este ano. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, cerca de 30 carros foram levados pela correnteza. Um deles invadiu uma loja. A Prefeitura de São Carlos emitiu um alerta pedindo que as pessoas não saíssem de casa até que os alagamentos acabassem. Motoristas que foram surpreendidos pelo alagamento tentaram fugir da água, mas vários foram arrastados.

Você pode se interessar por: “Região Sul: fim da estiagem prolongada”.

O momento em que o temporal ocorreu não poderia ser pior para os comerciantes. Após um ano difícil para as vendas devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, os comerciantes da cidade de São Carlos tinham esperança de recuperar parte das perdas ao longo do ano com a chegada da Black Friday (evento de vendas que ocorre anualmente em muitos países). Porém, com a destruição do centro da cidade nas vésperas do evento, é mais provável que muitos lojistas passem por uma situação econômica ainda mais delicada.

Nesta quinta-feira, a Defesa Civil havia emitido alerta de chuvas rápidas acompanhadas de granizo e ventos fortes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 46 km/h. Quando a chuva passou, foi possível ver a enormidade dos estragos causados pela força da enxurrada.

A chuva também atingiu outras cidades da região com menor intensidade, como Araraquara e Catanduva. Contudo, foi o suficiente para que rajadas de vento provocassem destelhamento em algumas residências na parte alta da cidade de Catanduva. O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), postou nas suas redes sociais que estará enviando equipes do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Secretaria de Obras e Serviços Públicos, além de integrantes da Defesa Civil e Agentes de Trânsito para dar suporte a São Carlos.

Previsão do tempo

Os resquícios de um sistema frontal que avança pelo oceano Atlântico Sul podem auxiliar na formação de tempestades isoladas no oeste Paulista. Isso poderá se somar aos efeitos da primavera, onde as tempestades começam a surgir no fim das tardes em resposta da instabilidade termodinâmica.

De acordo com o modelo Global Forecast System, ainda há possibilidade de pancadas de chuva na cidade de São Carlos e região nas próximas 24 horas.