Monolito de metal misterioso é encontrado no deserto nos EUA

Encontrado durante pesquisa de helicóptero com carneiros selvagens em Utah, nos Estados Unidos, é possível que o objeto esteja há décadas no local. Os responsáveis pela estrutura e seu objetivo não foram identificados.

Monólito de metal misterioso é encontrado no deserto
O monólito foi encontrado durante pesquisa de helicóptero e estava no local a pelo menos 5 anos. (imagens: Utah Department of Public Safety Aero Bureau)

Um estranho monólito de metal foi descoberto pela equipe do Escritório Aéreo do Departamento de Segurança Pública de Utah, enquanto conduzia uma contagem aérea de ovelhas selvagens.

Os funcionários avistaram o objeto de helicóptero em uma área remota e desértica ao sudeste de Utah, nos Estados Unidos. O biólogo que realizava a contagem foi o primeiro a avistar a estrutura do céu.

"Essa foi a coisa mais estranha que eu encontrei em todos os meus anos de vôo" disse o piloto Bret Hutchings em uma entrevista à KSLTV.

Após localizar o objeto, a equipe pousou nas proximidades para investigá-lo. A tripulação disse que não havia nenhuma indicação de quem poderia ter colocado o monólito lá.

O Departamento de Segurança Pública de Utah divulgou imagens do objeto de metal em forma retangular em um comunicado à imprensa, e ainda ainda não determinou se precisa realizar mais investigações.

Os pesquisadores disseram que o monólito foi instalado perfurando a rocha vermelha do solo, e possui cerca de 3,6 metros de altura. Em busca de respostas, a equipe recorreu às redes sociais, escrevendo em um post no Instagram: "Mentes questionadoras querem saber, o que diabos é isso? Alguém sabe?".

Até o momento, ninguém assumiu responsabilidade pela estrutura. Alguns comentários presumiram que seria uma instalação artística, similar ao trabalho do escultor minimalista John McCracken, que faleceu em 2011.

O piloto Hutchings especulou que o monólito pode também ter sido instalado por algum fã de 2001: Uma Odisséia no Espaço, filme de 1968 dirigido por Stanley Kubrick e baseado nos livros de Arthur C Clarke. Nele, o aparecimento de monólitos coincide com saltos na evolução cognitiva humana.

O departamento não revelou a localização exata da estrutura, temendo que exploradores tentem procurá-lo e se percam no deserto remoto. No entanto, internautas conseguiram localizar o objeto através dos mapas de satélite do Google Earth, que mostram que a estrutura está no local pelo menos desde 2016.

O tenente Nick Street, porta-voz do Departamento de Segurança Pública, disse que é possível que a estrutura esteja lá há 40, 50 anos, talvez mais, embora as imagens de satélite sugiram que a estrutura é mais recente. O tipo de metal com o qual foi construído não se degrada com os elementos.

No entanto, é ilegal instalar estruturas ou obras de arte sem autorização em terras públicas administradas pelo governo federal. Portanto, o monólito pode não permanecer por muito tempo no local, qualquer que seja sua finalidade.

Até agora, a estrutura não perturbou as ovelhas selvagens nativas da metade sul de Utah. A espécie ficou próxima da extinção na década de 1970, mas os esforços de pesquisa e conservação fizeram sua população retornar nas últimas décadas.