O Sol poderia ser a causa do aquecimento global atual?

Os raios do Sol aquecem nosso mundo, agitam o ar e as correntes oceânicas e catalisam reações químicas na atmosfera. Sem dúvidas, a luz solar é essencial para a maioria das formas de vida que vivem na superfície da Terra.

Sol
O Sol é a principal fonte de energia da Terra, ultrapassando a segunda maior fonte em quase 10.000 vezes.

A sensibilidade do sistema climático à radiação que entra e sai é o motivo pelo qual os cientistas estão tão interessados em medir quanta energia vem do Sol em uma base contínua. Aumentos na produção de energia do Sol são normalmente associados a períodos de maior atividade solar, quando muitas pequenas manchas escuras - manchas solares - aparecem como sardas na face do sol. "Pequeno" é relativo, é claro, já que muitas manchas solares são maiores que nosso planeta inteiro!

As manchas solares são mais frias que a superfície solar circundante, fazendo com que pareçam escuras. Embora as manchas solares enviem menos luz para a Terra, elas são normalmente cercadas por áreas mais brilhantes, chamadas fáculas, que são alguns por cento mais brilhantes do que o Sol médio. Observações por meio de vários ciclos solares revelam que o aumento geral no brilho das fáculas supera o escurecimento das manchas solares, de forma que o efeito combinado dos dois causa um aumento de cerca de 1 Watt por metro quadrado na luz solar incidente.

Se o Sol intensificasse sua produção de energia, sim, ele aqueceria nosso mundo. Na verdade, os dados de manchas solares indicam que houve um pequeno aumento na quantidade de luz solar incidente entre o final de 1800 e meados de 1900, que os meteorologistas estimam que contribuiu entre 0,1°C e 1,0°C de aquecimento observado desde a era pré-industrial. No entanto, não houve alteração líquida significativa na produção de energia do Sol desde o final dos anos 1970 até o presente, período em que observamos o aquecimento global mais intenso.

Uma segunda razão pela qual os cientistas descartaram um papel significativo para o Sol no aquecimento global é que, se a produção de energia do Sol tivesse se intensificado, esperaríamos que todas as camadas da atmosfera da Terra tivessem se aquecido. Mas nós não vemos isso. Em vez disso, satélites e observações de balões meteorológicos mostram aquecimento na baixa atmosfera (troposfera) e resfriamento na alta estratosfera (estratosfera) - que é exatamente o que esperaríamos ver como resultado do aumento dos gases de efeito estufa aprisionando o calor na baixa atmosfera.

Os cientistas consideram esta evidência como uma das várias "armas fumegantes" que ligam o aquecimento global de hoje aos gases que retêm o calor emitidos pelo homem.

Se a Terra não tivesse atmosfera e tivéssemos que contar apenas com a energia do Sol, a Terra seria um lugar gelado. Sua temperatura global média seria de cerca de -18°C. Em comparação, se a Terra fosse reduzida ao tamanho de uma bola de basquete, sua atmosfera seria quase tão espessa quanto uma folha de plástico. Ainda assim, nosso manto relativamente fino de atmosfera é suficiente para diminuir drasticamente a taxa de escape do calor para o espaço.

Especificamente, os gases que retêm o calor na atmosfera absorvem e então irradiam novamente para baixo parte do calor emitido pela superfície e pela baixa atmosfera. Com este aquecimento adicional - conhecido como "efeito estufa" - a temperatura média da superfície da Terra é de confortáveis 15°C.