Chuva de piroclastos do Etna: declarado estado de emergência!
Uma chuva densa de cinzas e lapilli pela manhã afetou as cidades do lado oriental do Etna após uma erupção breve da cratera sudeste. Aqui estão alguns vídeos.
Nas primeiras horas da manhã de hoje, o Etna voltou a aparecer com uma nova e intensa erupção da cratera sudeste, caracterizado por fontes de lava muito altas e a emissão de uma nuvem eruptiva de 10 quilômetros de altura que também provocou uma chuva de cinzas e lapilli em todas as aldeias localizadas ao longo do lado oriental do vulcão, até a costa jônica, entre Giarre e Acireale.
Questo spettacolare video è stato girato da Michele Mammino nella fase più intensa del parossismo di questa mattina all'#Etna.
— Il Mondo dei Terremoti (@mondoterremoti) March 7, 2021
Le fontane di lava alte centinaia di metri hanno prodotto una colonna eruttiva imponente e suggestiva che ha raggiunto almeno i 10 km di altitudine. pic.twitter.com/y4tDjxfHrx
O intenso paroxismo desta manhã foi antecipado na noite passada por uma agitada atividade estromboliana que também envolveu a nova abertura e as crateras do nordeste do vulcão. A partir das 07:45, hora local, o tremor vulcânico sofreu uma rápida diminuição de amplitude atingindo níveis médio-baixo e os eventos voltaram a ter energia fraca.
— Giovanni Corsaro #ItaliaViva #Casa_Targaryen (@John_Corsair) March 7, 2021
A atividade da fonte de lava cessou às 08:10, com a normalização de todos os parâmetros. O enorme "pirocúmulo", com mais de 10 km de altura, liberado pela violenta erupção também produziu uma chuva intensa de cinzas e lapilli nas aldeias do Etna de Milo, Fornazzo, Trepunti, Giarre, Macchia di Giarre, Mascali, Riposto e Torre Archirafi. Em alguns desses centros os acúmulos de cinzas no solo foram realmente notáveis, a ponto de causar transtornos e danos.
Il presidente della Sicilia Nello Musumeci ha dichiarato lo stato di crisi regionale a causa della continua ricaduta di ceneri e lapilli che sta avvenendo in queste settimane in diversi comuni ai piedi dell'#Etna.
— Il Mondo dei Terremoti (@mondoterremoti) March 7, 2021
Verranno inoltre comprati nuovi mezzi per ripulire le strade. pic.twitter.com/uwiSVvrA7K
O governo regional da Sicília, liderado por Nello Musumeci, declarou estado de crise regional e pediu ao governo central de Roma o estado de emergência para as dezenas de municípios atingidos pelas cinzas do Etna, como acaba de anunciar o mesmo após um reunião com o chefe da protecção civil regional Salvo Cocina.
Piovono pietre dall #Etna #Sicilia #RosarioGrasso ️ pic.twitter.com/5SmkEQcs9A
— GRASSO ROSARIO (@rosariograsso81) March 7, 2021
A Proteção Civil Regional já mobilizou seus funcionários nos escritórios de Nicolosi e Catania para realizar o monitoramento e a fiscalização.
O Presidente Musumeci anunciou um desembolso inicial de um milhão de euros a favor dos municípios afetados e o início dos procedimentos para aquisição de meios adequados para a remoção dos piroclastos.
#pioggia #nera su #Giarre è una fortissima #eruzione dell'#etna pic.twitter.com/s0xxX6IsJF
— #gianpaolomontineri #blogger e #speaker (@gplomontineri) March 7, 2021
Paralelamente, o governador confiou ao vereador da saúde Ruggero Razza a tarefa de verificar junto das instituições nacionais de saúde se as cinzas vulcânicas podem prejudicar a saúde das pessoas.