Chuva de piroclastos do Etna: declarado estado de emergência!

Uma chuva densa de cinzas e lapilli pela manhã afetou as cidades do lado oriental do Etna após uma erupção breve da cratera sudeste. Aqui estão alguns vídeos.

Nas primeiras horas da manhã de hoje, o Etna voltou a aparecer com uma nova e intensa erupção da cratera sudeste, caracterizado por fontes de lava muito altas e a emissão de uma nuvem eruptiva de 10 quilômetros de altura que também provocou uma chuva de cinzas e lapilli em todas as aldeias localizadas ao longo do lado oriental do vulcão, até a costa jônica, entre Giarre e Acireale.

O intenso paroxismo desta manhã foi antecipado na noite passada por uma agitada atividade estromboliana que também envolveu a nova abertura e as crateras do nordeste do vulcão. A partir das 07:45, hora local, o tremor vulcânico sofreu uma rápida diminuição de amplitude atingindo níveis médio-baixo e os eventos voltaram a ter energia fraca.

A atividade da fonte de lava cessou às 08:10, com a normalização de todos os parâmetros. O enorme "pirocúmulo", com mais de 10 km de altura, liberado pela violenta erupção também produziu uma chuva intensa de cinzas e lapilli nas aldeias do Etna de Milo, Fornazzo, Trepunti, Giarre, Macchia di Giarre, Mascali, Riposto e Torre Archirafi. Em alguns desses centros os acúmulos de cinzas no solo foram realmente notáveis, a ponto de causar transtornos e danos.

O governo regional da Sicília, liderado por Nello Musumeci, declarou estado de crise regional e pediu ao governo central de Roma o estado de emergência para as dezenas de municípios atingidos pelas cinzas do Etna, como acaba de anunciar o mesmo após um reunião com o chefe da protecção civil regional Salvo Cocina.

A Proteção Civil Regional já mobilizou seus funcionários nos escritórios de Nicolosi e Catania para realizar o monitoramento e a fiscalização.

O Presidente Musumeci anunciou um desembolso inicial de um milhão de euros a favor dos municípios afetados e o início dos procedimentos para aquisição de meios adequados para a remoção dos piroclastos.

Paralelamente, o governador confiou ao vereador da saúde Ruggero Razza a tarefa de verificar junto das instituições nacionais de saúde se as cinzas vulcânicas podem prejudicar a saúde das pessoas.