Chuva de meteoros, conjunções e cometas! Saiba o que observar em março

Um resumo de todos eventos astronômicos que você pode observar no céu de março. Março é marcado pelo equinócio de Outono que marca a entrada do outono no hemisfério Sul. Além disso, os planetas Vênus e Júpiter podem ser observados.

cometas chuva de meteoros e conjunções
Resumo do que observar no céu de março: conjunções de planetas, chuva de meteoros, cometas.

O mês de fevereiro marcou a passagem do cometa verde que foi possível ser observado em algumas regiões do hemisfério Sul. O cometa verde teve sua máxima aproximação no começo de fevereiro porém pode ser visto ao decorrer de todo mês.

Março não terá eventos raros como o cometa verde de fevereiro. Porém, o céu de março será bom para observar os planetas, em boa parte do mês será possível ver três planetas ao mesmo tempo. A Lua também será um ótimo objeto para se observar. E uma chuva de meteoros no meio do mês.

Além disso, março é marcado pelo equinócio de Outono e, portanto, é a data que marca o ponto vernal. O ponto vernal é particularmente interessante dentro da Astronomia. Vamos resumir os pontos interessantes do céu de março.

Conjunções dos planetas

O mês iniciou com algumas conjunções dos planetas. A primeira conjunção ocorreu entre os planetas Saturno e Mercúrio e foi no primeiro dia do mês. A segunda conjunção ocorreu entre os planetas Vênus e Júpiter. A terceira será no fim do mês entre Marte e Júpiter, com aproximação máxima no dia 27.

Conjunção ocorre quando dois planetas ficam muito próximos um do outro quando vistos da Terra.

Interessante lembrar que Mercúrio e Vênus são planetas próximos a Terra e possuem uma velocidade orbital em torno do Sol alta. O ano em Mercúrio dura apenas 88 dias.

Quanto mais próximo um corpo é do Sol, mais rápido ele orbita a estrela devido à conservação de momento angular.

Mercúrio, o planeta mais próximo da estrela, possui uma velocidade orbital de 48 km/s. Já Netuno, que é o mais distante, possui uma velocidade orbital de 5.5 km/s. Por isso, é comum que os planetas Mercúrio e Vênus estejam em conjunção com planetas mais distantes.

Planetas visíveis

Os planetas Júpiter, Vênus e Marte serão vistos no céu ao mesmo tempo durante o período da noite por boa parte do mês. Entre as 18h e 23h, é possível ver os três planetas no céu ao mesmo tempo.

Marte
O planeta Marte será visto junto com Júpiter e Vênus no céu por boa parte de março. Crédito: NASA Mars Exploration

Vênus e Marte são fáceis de encontrar. Vênus aparece como o ponto mais brilhante no céu e Marte é um ponto vermelho. Já Júpiter será possível observar bem próximo do horizonte na direção oeste. Até o fim do mês, Júpiter ficará cada vez menos tempo no céu.

Equinócio de outono

No dia 20 de março, temos o equinócio de Outono que marca o início do outono no hemisfério Sul e o início da primavera no hemisfério Norte. O equinócio acontece quando os raios solares atingem perpendicularmente o Equador.

outono março equinócio
Movimento de translação da Terra, solstícios e equinócios.

No Equinócio, os raios são distribuídos igualmente entre hemisfério Sul e hemisfério Norte.

A duração do dia e da noite são iguais mas a noite começará a ficar cada vez mais longa depois do Equinócio.

Além disso, é possível marcar o Ponto Vernal. O Ponto Vernal acontece quando o Sol passa exatamente no equador celeste. Esse Ponto é interessante para o uso das coordenadas que dependem da trajetória do Sol vista da Terra.

Cometas

No hemisfério Norte ainda será possível observar o cometa verde com telescópios certos. Além dele, é possível observar outro cometa, o C/2020 V2 (ZTF). O C/2020 V2 (ZTF) só será visível no hemisfério Sul em junho. Já no hemisfério Sul, o cometa que será possível observar é o C/2017 K2.

Chuva de meteoros

Uma chuva de meteoros terá seu auge próximo do dia 14 de março. A chuva de meteoros γ-Normídeos que está acontecendo desde o final de fevereiro e é visível no hemisfério Sul.

Por volta do dia 14 de março, pode-se esperar observar cerca de 6 meteoros por hora. Porém, a Lua estará parcialmente iluminada atrapalhando as observações.