Cataratas do Iguaçu têm a sua maior vazão em 5 anos
As chuvas intensas e frequentes no Sul do Brasil provocaram uma inundação abrupta do Rio Iguaçu, forçando o fechamento das tradicionais passarelas da Garganta do Diabo. Mostramos os vídeos e contamos o quão lentamente a situação se normaliza.
As chuvas abundantes na bacia superior do Rio Iguaçu, na Região Sul do Brasil, provocaram um aumento extraordinário e súbito das águas nos últimos dias, a ponto de na última sexta-feira, 03, a administração do Parque Nacional do Iguaçu informar o fechamento da tradicional passarelas da Garganta do Diabo, um dos pontos turísticos mais emblemáticos da Argentina e do Brasil.
Isso obrigou o fechamento do acesso ao público à Garganta do Diabo e retração das grades para proteger as passarelas.
Os registros em Puerto Iguazú, obtidos pela Prefeitura Naval Argentina, mostram o pico pronunciado nesses últimos dias, mas também a lenta diminuição que começa a ocorrer nessas horas.
Neste sábado (04) o panorama começou a estabilizar, ao ponto de os Parques Nacionais indicarem que começavam a “revisar as instalações” para ver como estavam, visando nas próximas horas analisar uma possível reabertura ao público.
10 milhões de litros por segundo! A vazão das @CataratasBrasil está quase sete vezes acima da média.
— Cataratas do Iguaçu (@CataratasBrasil) June 3, 2022
A passarela foi interditada por causa da cheia, mas a vista DESLUMBRANTE continua disponível para ser contemplada dos principais mirantes do parque.
: Edison Emerson pic.twitter.com/XFY4mHJeC2
O último fechamento do acesso à Garganta do Diabo ocorreu em 03 de dezembro de 2015, quando a vazão ultrapassou 11.000 metros cúbicos por segundo, e é lembrada a cheia histórica de 2014, que ultrapassou 47 mil metros cúbicos e destruiu vários trechos das passarelas para turistas.
Há previsão de mais chuva na Região Sul
No início desta semana, nos próximos 06 e 07 de junho, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade que irão manter as afluências do Rio Iguaçu elevadas, trazendo potencial para mais um eventos de aumento das vazões nas Cataratas do Iguaçu.
️ Chuvas aumentam de intensidade na Região Sul neste início de semana.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) June 5, 2022
O processo de formação de uma frente frente fria traz potencial para chuvas volumosas principalmente entre o #RS e #SC, mas ocorrem também no sul do #PR.
️ Acompanhe as notícias: https://t.co/7eKibmWUZF pic.twitter.com/hG2UIdrfbh
No entanto, haverá um período de 7 a 10 dias sem chuvas, devido à atuação de uma massa de ar polar e seco.