Cataratas do Iguaçu têm a sua maior vazão em 5 anos

As chuvas intensas e frequentes no Sul do Brasil provocaram uma inundação abrupta do Rio Iguaçu, forçando o fechamento das tradicionais passarelas da Garganta do Diabo. Mostramos os vídeos e contamos o quão lentamente a situação se normaliza.

As chuvas abundantes na bacia superior do Rio Iguaçu, na Região Sul do Brasil, provocaram um aumento extraordinário e súbito das águas nos últimos dias, a ponto de na última sexta-feira, 03, a administração do Parque Nacional do Iguaçu informar o fechamento da tradicional passarelas da Garganta do Diabo, um dos pontos turísticos mais emblemáticos da Argentina e do Brasil.

Este é o maior caudal de água desde 2017, que ultrapassou os 10.000 metros cúbicos por segundo, mais de 6 vezes o valor habitual, que ronda os 1.500 metros cúbicos por segundo.

Isso obrigou o fechamento do acesso ao público à Garganta do Diabo e retração das grades para proteger as passarelas.

youtube video id=-zWZfKtcN_4

Os registros em Puerto Iguazú, obtidos pela Prefeitura Naval Argentina, mostram o pico pronunciado nesses últimos dias, mas também a lenta diminuição que começa a ocorrer nessas horas.

Neste sábado (04) o panorama começou a estabilizar, ao ponto de os Parques Nacionais indicarem que começavam a “revisar as instalações” para ver como estavam, visando nas próximas horas analisar uma possível reabertura ao público.

O último fechamento do acesso à Garganta do Diabo ocorreu em 03 de dezembro de 2015, quando a vazão ultrapassou 11.000 metros cúbicos por segundo, e é lembrada a cheia histórica de 2014, que ultrapassou 47 mil metros cúbicos e destruiu vários trechos das passarelas para turistas.

Há previsão de mais chuva na Região Sul

No início desta semana, nos próximos 06 e 07 de junho, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade que irão manter as afluências do Rio Iguaçu elevadas, trazendo potencial para mais um eventos de aumento das vazões nas Cataratas do Iguaçu.

No entanto, haverá um período de 7 a 10 dias sem chuvas, devido à atuação de uma massa de ar polar e seco.