Carnaval 2026: quando será e quem tem direito a folga? Entenda aqui

Entenda se o Carnaval é feriado ou ponto facultativo no Brasil, que dias são comemorados e o que a legislação garante ao trabalhador.

As datas do Carnaval mudam todos os anos porque dependem da Páscoa.
As datas do Carnaval mudam todos os anos porque dependem da Páscoa.

O Carnaval é uma festa popular global, especialmente muito famosa no Brasil, marcada por música, dança, fantasias e desfiles, que acontece antes da Quaresma.

As comemorações ocorrem todos os anos, nos meses de fevereiro ou março, dependendo do calendário cristão por causa da Páscoa, mas começando no sábado e estendendo-se até a terça-feira de Carnaval. A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma (período de 40 dias na tradição cristã que antecede a Páscoa, marcado por oração, jejum e conversão).

E em 2026, que dia será o Carnaval, vai ser feriado ou não, e quem tem direito a folga? Entenda tudo abaixo.

Os dias do Carnaval 2026 no Brasil

Este ano, o carnaval será celebrado entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Dias 14 e 15 caem no fim de semana (sábado e domingo); dia 18 é a quarta-feira de cinzas.

É feriado ou não?

A data não é considerada feriado nacional. No calendário oficial, o carnaval é classificado como ponto facultativo, o que significa que a liberação do trabalho depende da decisão de cada empregador ou órgão público.

As empresas e funcionários podem fazer acordo sobre os dias a serem trabalhados e as formas de compensação das horas.

A folga nos dias de carnaval depende de acordos internos das empresas, convenções coletivas de trabalho ou leis estaduais e municipais. Porém, alguns estados e cidades podem decretar feriado local.

Ou seja, dias 16, 17 e 18 não são considerados feriados nacionais, mas sim pontos facultativos, sendo o dia 18 até às 14h. As empresas não têm obrigação de liberar os funcionários nesses dias.

As exceções

Estados e municípios brasileiros podem transformar o carnaval em feriado local, desde que haja legislação específica. É o caso do Rio de Janeiro, onde a terça-feira de carnaval (17) é feriado estadual.

Nesses casos, a norma é que todos os trabalhadores sejam dispensados. Caso contrário, precisam receber o salário do dia em dobro ou compensar a folga em outra data (com exceção do domingo).

A data não é considerada feriado nacional. No calendário oficial, o carnaval é classificado como ponto facultativo.
A data não é considerada feriado nacional. No calendário oficial, o carnaval é classificado como ponto facultativo.

o ponto facultativo não é considerado legalmente como feriado para fins trabalhistas. Sendo assim, trabalhar nessa data não dá direito a folgas ou bônus salariais.

Em localidades onde o carnaval não é considerado feriado, a falta sem justificativa do trabalhador poderá levar ao desconto no salário, nas férias, nos descansos semanais remunerados e na cesta básica.

Como é definida a data do Carnaval a cada ano

As datas do Carnaval mudam todos os anos porque dependem da Páscoa, como já comentamos.

A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono no Hemisfério Sul, o que a torna uma data móvel entre 22 de março e 25 de abril.

E a partir desta data da Páscoa, é contado o período que antecede a Semana Santa, o que faz com que o Carnaval ocorra cerca de 47 dias antes da Páscoa.

A Quarta-Feira de Cinzas, que marca o fim do Carnaval e o início da Quaresma, acontece na quarta-feira imediatamente após o último dia de Carnaval (terça-feira de Carnaval).

Referências da notícia

Carnaval é feriado? Veja o que vale em 2026 e quem tem direito à folga. 12 de janeiro, 2026. Rafaela Zem.

Quando será o Carnaval 2026? Veja as datas. 26 de janeiro, 2026. Redação Gaúcha ZH.