Não deixe que o Carnaval te custe caro! 5 dicas para proteger seu celular nos bloquinhos

Em épocas de festas com grande aglomeração como o carnaval, uma das preocupações mais comuns é com a segurança do aparelho telefônico. Veja aqui 5 dicas para manter suas informações a salvo no celular.

carnaval, Brasil
O Carnaval é uma das maiores festas populares do Brasil. Crédito: Divulgação.

O Carnaval é uma das maiores festas populares do Brasil, e este ano a data cai na terça-feira, dia 4 de março. Vale lembrar que a data não é considerada feriado nacional, mas sim ponto facultativo para os trabalhadores.

Mas se você vai curtir a festa entre os foliões, participar dos tradicionais bloquinhos de carnaval, fique atento ao usar seu celular, pois é nesse período carnavalesco de maior aglomeração que acontece a maioria dos roubos de aparelhos telefônicos. Além de perder o celular, a posse do aparelho pelos criminosos torna a vítima sujeita a roubos de dados e contas bancárias.

Por isso, antes de sair para o Carnaval que já está se aproximando, confira as cinco dicas abaixo para proteger seu celular e curtir a folia sem preocupação.

Dicas para manter seu celular seguro

Os criminosos se aproveitam da aglomeração de pessoas e de um descuido alheio para roubar seu celular e ter acesso a aplicativos de banco, redes sociais e outras plataformas, o que pode resultar em danos pessoais e financeiros. Por isso, fique atento à essas dicas:

Use senha e biometria

Uma dica básica e que todos já devem adotar, mas não custa lembrar: use senha no seu celular. Seja no formato PIN (código), desenho (padrão de desenho) ou a biometria (digital do dedo), este é o recurso mais básico de segurança nos celulares hoje em dia. Crie uma senha mais complexa e forte, e não repita as senhas usadas em outros sites ou aplicativos.

Bloqueie e esconda aplicativos

Reduza o tempo de bloqueio de tela para evitar que seu celular seja roubado e esteja com a tela desbloqueada. E considere também proteger com senha os aplicativos instalados no seu aparelho, especialmente os de bancos.

Bloquear e ocultar aplicativos na tela do seu celular é uma das dicas para evitar prejuízos em caso de roubo. Crédito: Divulgação.

Outra dica bem importante aqui é ocultar os aplicativos de banco na tela inicial, para evitar que pessoas não autorizadas os encontrem em seu celular.

Reduza funções na tela bloqueada

Às vezes, pode acontecer de os criminosos ativarem o modo avião do celular para impedir que ele seja localizado após o roubo. Assim, a dica é reduzir a quantidade de funções acessíveis a partir da tela bloqueada.

Se o seu celular cair em mãos erradas, tanto o Modo Avião, como as conexões Wi-Fi e via dados móveis podem ser gerenciadas mesmo com o aparelho bloqueado, evitando o recebimento de ligações, mensagens e notificações em geral.

Com isso, o ladrão tem menos chance de desativar as conexões do seu aparelho, o que aumenta a chance de encontrá-lo depois.

Limite transferências bancárias e compras com cartão

Outra dica boa é alterar os limites de pagamentos via Pix no aplicativo do seu banco, colocando valores muito baixos, para evitar problemas em caso de roubo. E também não deixar o seu cartão de crédito com um limite alto para compras.

Tenha informações anotadas em casa

Antes de sair de casa, confira o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do seu celular e deixe-o anotado. Ele é um código de 15 dígitos que permite que você bloqueie o celular de forma remota em caso de roubo ou perda.

Além disso, vale a pena instalar o aplicativo Celular Seguro para criar uma camada extra de proteção caso você precise bloquear o aparelho depois de algum transtorno.

Referências da notícia

Carnaval: confira dicas de seguros para proteger seu celular nos cortejos de blocos. 03 de fevereiro, 2025. Caroline Nunes.

5 dicas para manter a segurança do celular no Carnaval. 08 de fevereiro, 2024. Douglas Ciriaco.