Vão construir uma grande usina de energia solar no espaço!

Na década de 1940, a ideia de construir uma usina espacial era pura ficção científica, hoje está prestes a se tornar ciência real das mãos de cientistas chineses e de outras nações com intenções semelhantes. Veja o que é esse megaprojeto de energia limpa até 2030.

Energia solar espacial
O colossal projeto chinês é construir uma usina solar espacial para fornecer eletricidade à Terra. O projeto começará com um teste de protótipo em 2022. Composição da imagem Luis De Luca.

Isaac Asimov foi um cientista e escritor americano de origem russa, muito famoso por suas obras no gênero ficção científica. Uma de suas ideias futuristas foi capturada no conto "Reason" (1941), onde humanos coletavam energia solar no espaço para suprir as necessidades da Terra. Agora, em 2021, aquela ideia "maluca" de Asimov de construir uma enorme usina espacial não parece mais uma história; Os cientistas afirmam que, com as tecnologias atuais, serão capazes de construir uma usina solar gigante e muito mais eficiente no espaço para fornecer energia à Terra.

Os cientistas vão montar uma estação espacial com painéis solares para converter a energia solar em energia elétrica; então, por meio de um transmissor de micro-ondas (ou emissor de laser), essa energia é enviada a um coletor em nosso planeta. Uma vez recebido aqui, ele será reconvertido de energia de micro-ondas para energia elétrica novamente, agora finalmente para distribuição e uso.

Em 2050, esta enorme usina solar espacial deverá enviar uma quantidade de energia semelhante à de uma usina nuclear. Uma energia solar muito mais eficiente é uma excelente proposta diante da atual emergência climática global que vivemos.

É um processo que exigirá tempo e muitos esforços, a China já planeja lançar uma frota de painéis solares de mais de um quilômetro de extensão até o ano 2030, começando assim a montar este grande projeto. De acordo com cientistas chineses, essa enorme usina espacial poderia estar em pleno funcionamento duas décadas após o início dos trabalhos.

Energia Solar Espacial
Se todas as medidas de segurança forem tomadas, com um planejamento adequado, essa fonte de energia renovável pode ser um sucesso.

Mídia local como South China Morning Post, relataram que o apoio ao programa solar de órbita não convencional aumentou, depois que a China anunciou sua meta de carbono neutro até 2060.

Vantagens e desvantagens desta nova tecnologia

Claro, construir uma usina de energia solar na superfície da Terra é muito menos caro do que no espaço, mas também é menos eficiente. Lembremos que a possibilidade de captação de energia solar da superfície terrestre se limita ao ciclo diurno de cada ponto do globo, e também depende fortemente das condições meteorológicas locais, pois com a presença de nebulosidade e neblina a chegada dos raios solares ao os painéis estão bloqueados.

Localizar uma planta solar geoestacionária pode evitar a sombra da Terra e ver o sol 24 horas por dia. Além disso, a perda de energia na atmosfera também poderia ser minimizada (2%), enviando a energia na forma de microondas de alta frequência.

Outro ponto a favor da construção de uma planta espacial é que agora, graças ao foguete parcialmente reutilizável que a empresa desenvolveu Space X de Elon Musk e dos satélites menores, as coisas ficaram muito mais fáceis. A possibilidade de construir uma planta em uma estação espacial já está sendo analisada como uma possibilidade real; Na verdade, o NASA em um estudo de 2018, especificou que o custo de um lançamento caiu por um fator de 20 em relação à década anterior. Deve ser mencionado que o projeto chinês para construir esta planta vai precisar de até cem lançamentos, mas o foguete superpesado Changzheng-9 (Longo 9 de Março) feito na China.

Esta tecnologia revolucionária poderia mudar as regras do jogo em face da emergência climática global, mas grandes projetos como este exigem que seu desenvolvimento seja dentro de uma associação internacional, seria muito difícil para uma única nação realizar este esforço em grande escala sozinho.

Usina de energia solar espacial
A captação de energia solar e sua transmissão para a Terra por meio de uma enorme infraestrutura em órbita agora é ciência real, e há um plano do governo chinês para iniciar sua instalação em 2030. Imagem: Xinhua.

Certamente, aventurar-se a implementar toda essa tecnologia no espaço gera uma grande polêmica, e é necessário um quadro jurídico internacional renovado que contemple esses novos e revolucionários desenvolvimentos tecnológicos. Diante da crescente crise dos direitos espaciais, o "Tratado sobre o Espaço Sideral" 1967, é praticamente obsoleto para as oportunidades de negócios que estão surgindo rapidamente.

Otros países también tienen planes

Além da China, vários países como: Estados Unidos, Japão e alguns países europeus, estão desenvolvendo projetos com intensidades semelhantes. Por exemplo, na Grã-Bretanha, eles estudaram como a energia solar do espaço poderia ajudá-los a alcançar uma economia de emissão zero líquida até 2050. O relatório dos consultores Frazer-Nash (com a assistência de outras empresas europeias), mostra que a energia solar coletada no espaço e "transferida" para a Terra não é apenas tecnologicamente possível, mas também economicamente uma alternativa interessante.

Outras tecnologias que possibilitariam esse desenvolvimento também avançaram, por exemplo, uma empresa da Nova Zelândia já está testando a transferência sem fio de eletricidade ao longo de vários quilômetros, o que claramente contribui para o projeto geral da grande usina de energia limpa que está sendo construída.