Calor no Ártico: recorde de temperatura na Noruega

Um calor sem precedentes foi relatado em Svalbard, na Noruega, estabelecendo um recorde de calor no sábado, 25 de julho. O aeroporto de Longyearbyen informou a temperatura máxima de 21,7 ° C. É a temperatura mais alta já registrada na estação, quebrando o recorde anterior estabelecido em 1979.

Calor na Noruega
Anomalia de temperatura no arquipélago norueguês com temperaturas de 10ºC a 12ºC acima da média no sábado, 25 de julho.

Svalbard é um arquipélago norueguês no Oceano Ártico. Localizado no norte da Europa continental, a meio caminho entre a Noruega continental e o Polo Norte. As ilhas do arquipélago variam de 74° a 81° de latitude norte e de 10° a 35° de longitude leste. Portanto, localiza-se a cerca de mil quilômetros do Polo Norte, nas profundezas do Círculo Polar Ártico. Seu centro administrativo, a cidade de Longyearbyen, está localizado a 78,2° de latitude norte.

Um recorde de calor de 41 anos foi quebrado em Longyearbyen entre 5 e 6 da tarde de sábado, 25 de julho. A estação meteorológica registrou uma temperatura máxima sem precedentes de +21,7 graus Celsius. Portanto, estava 0,4 graus acima do recorde anterior estabelecido em 16 de julho de 1979. O Instituto Meteorológico da Noruega informou que a temperatura subiu para 20°C ao meio-dia em Longyearbyen. Chegou a 20°C antes do meio-dia e atingiu o pico no início da tarde.

Apesar de se tratar de uma temperatura comum para os brasileiros, esta temperatura está longe de ocorrer com frequência nesta região. Em resumo, as temperaturas máximas registradas em Svalbard no sábado, 25 de julho, foram de: +21,7°C em Longyearbyen; +19,7°C em pirâmide; +17,0°C em Akseloya; +16,5°C em Barencburg.

O clima de Svalbard

O clima de Svalbard é dominado por sua alta latitude, com uma temperatura média no verão de 4 a 6°C. No inverno, a temperatura média em janeiro é de -16 a -12°C. O gelo glacial cobre cerca de 60% de Svalbard (precisamente 36.500 km2; 30% da terra é de rocha estéril, enquanto 10% é de vegetação.

Isfjorden (o fiorde de gelo), a noroeste de Longyearbyen, não tem sido coberto de gelo nos últimos 10 anos no meio do inverno. Os pesquisadores dizem que a vida marinha do fiorde pode estar mudando da zona climática do Ártico para a Atlântica.

As temperaturas de inverno em Svalbard são ligeiramente mais altas (cerca de 2 ° C) do que as de latitudes semelhantes na Rússia ou no Canadá. Este é o resultado da água quente do Atlântico que mantém as águas circundantes abertas e navegáveis a maior parte do ano.

O calor extremo na região é o resultado de um regime muito favorável à forte advecção de calor do norte da Rússia. Uma massa de ar muito quente está sendo impulsionada em direção ao Círculo Polar Ártico. Basicamente, temos um grande sistema de baixa pressão na metade norte da Europa, enquanto um sistema de alta pressão está no leste. Este modelo foi efetivamente estabelecido neste verão. É por isso que a maior parte do continente europeu está sofrendo ondas de calor. Enquanto a Rússia ártica e a Sibéria têm uma estação extremamente quente de verão e incêndios.