Bombas e passagens secretas: 2023, o ano das descobertas da Grande Muralha da China!

A Grande Muralha da China é uma das maravilhas do mundo e um símbolo da história e cultura chinesa. Embora exista há 2.000 anos, ainda guarda muitos segredos para revelar.

Muralha da China, granadas
A Grande Muralha da China tem mais de 2.000 anos e apenas 30% dela permanece de pé.

A Grande Muralha da China é uma antiga fortificação chinesa, construída e reconstruída entre o século V aC. e o século XVI para proteger a fronteira norte do Império Chinês. Hoje, é uma das maravilhas do mundo e um dos lugares mais visitados. Apesar de todo o seu destaque, ainda guarda centenas de segredos.

Estima-se que esta muralha tenha uma extensão de cerca de 21.200 km, incluindo os seus ramais e construções secundárias, embora atualmente apenas 30% dela esteja preservada. Em média, tem 6 a 7 m de altura e 4 a 5 m de largura. Em 1987, foi designado Patrimônio Mundial e a China está a fazendo grandes esforços para restaurá-la e protegê-la.

Armas

Recentemente, arqueólogos chineses encontraram um antigo esconderijo de armas com mais de 500 anos escondido na Grande Muralha da China. Havia 59 romãs de pedra da Dinastia Ming (1368-1644). Esses explosivos antigos oferecem uma visão intrigante das táticas militares usadas na época.

Essas pedras aparentemente indefinidas têm um buraco redondo no centro para enchê-las de pólvora. Após o preenchimento, eles podem ser selados e arremessados, o que pode não só atingir o inimigo, mas também causar uma explosão para derrotá-lo.

É a primeira vez que um armazém de armas deste tipo é encontrado ao longo da Grande Muralha”, disse Shang Heng, um dos arqueólogos envolvidos na descoberta. “Essas pedras aparentemente indefinidas têm um buraco redondo no centro para enchê-las de pólvora. Depois de preenchidos, eles podem ser selados e arremessados, o que pode não só atingir o inimigo, mas também causar uma explosão para derrotá-lo”, explicou.

Além do armazenamento de armas, os arqueólogos também descobriram uma parede em forma de “cara de cavalo” usada para disparar flechas estratégicas e um forte de pedra que suporta canhões.

portas escondidas

No início do ano, os arqueólogos encontraram mais de 130 portas escondidas e passagens secretas dentro da muralha. As portas foram mencionadas em antigos textos chineses, mas até agora ninguém sabia onde elas estavam. Acredita-se que essas portas serviam para enviar comunicações e realizar operações comerciais. “Algumas portas eram grandes o suficiente para a passagem de dois cavalos ao mesmo tempo”, disse o líder da equipe de pesquisa, Zhang Yukun, professor da Universidade de Tianjin.

Alguns corredores chamaram a atenção porque estavam escondidos atrás de muitos quarteirões, impedindo a entrada de inimigos, mas permitindo que os soldados chineses fizessem um ataque surpresa por dentro. A razão pela qual permanecem ocultos é que foram construídos para se integrarem à topologia da área.

Mais tempo, mais problemas

O comprimento desta grande muralha está em constante mudança. Isso porque sua estrutura não foi preservada intacta, mas grande parte de sua extensão está em ruínas ou coberta pela natureza. Grande parte dela está a ser afetada, não só pelas mudanças climáticas, mas também pela expansão das cidades modernas.

A muralha é na verdade uma série de sistemas defensivos não contíguos que incluem muros, barreiras naturais e trincheiras, e foi construída no norte do país entre 475 a.C. e 1644 d.C. para repelir invasões.

À medida que a tecnologia avança, é possível identificar trechos perdidos entre as montanhas ou cobertos pela areia do deserto. A compreensão da história chinesa contribui também para a identificação de novos troços, que, pela sua arquitetura diferente, não tinham sido considerados parte desta muralha.

Um relatório de 2016 sugere que mais de 30% da Grande Muralha Ming desapareceu completamente, sendo apenas 8% considerada bem preservada.

Mapear toda a extensão é uma prioridade da UNESCO, uma vez que a mineração e o desenvolvimento de infraestruturas estão a prejudicar a construção, uma vez que as pessoas utilizam terra ou tijolos como fatores de produção. Recentemente, um casal de agricultores foi preso por demolir parte dela com a intenção de abrir caminho e encurtar distâncias.

A extensão da Grande Muralha da China foi determinada através de medições iniciadas em 2007 e a análise deverá ser concluída em 2035.