Boa notícia: a Mata Atlântica registrou uma queda de 42% no desmatamento em 2023!

Pelo menos uma boa notícia: a Mata Atlântico apresentou redução no número de desmatamento em 2023, se comparado com o mesmo período de 2022. Saiba qual estado não registrou nenhum alerta de desmatamento.

Mata Atlântica
Bioma Mata Atlântica apresentou redução nos índices de desmatamento em 2023.

Em meio a tantos recordes de desmatamento no Brasil, a Mata Atlântica apresentou um resultado oposto! O desmatamento na Mata Atlântica apresentou uma queda no país, segundo o novo boletim de Alertas de Desmatamento (SAD).

O SAD é uma ferramenta que monitora o desflorestamento do bioma e foi lançado em 202 em uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, ArcPlan e o MapBiomas. Nos meses de setembro e outubro de 2023 houve uma redução de 42% em relação ao mesmo período de 2022.

O boletim relatou que houve queda na degradação da floresta em 14 dos 15 estados brasileiros que compõem o bioma Mata Atlântica. O estado do Rio Grande do Norte não registrou alerta de desmatamento no período.

O levantamento anterior, com dados de janeiro a agosto de 2023, revelou que o desmatamento havia caído 59% na comparação com o mesmo período de 2022. E nos primeiros oito meses de 2023, foram derrubados 9.216 hectares contra 22.240 no mesmo período de 2022.

Segundo Luís Fernando Guedes Pinto, diretor-executivo da SOS Mata Atlântica, a queda não é um padrão em todos os biomas brasileiros. No Cerrado, por exemplo, está em alta, na Caatinga e no Pampa também. Existe uma tendência de redução relevante na Mata Atlântica. O ideal seria uma taxa de desmatamento igual ou muito próximo de zero. Será que chegamos lá?

O Rio Grande do Sul com maior taxa de redução do desmatamento!

Mas até lá teremos que percorrer um longo caminho em que é necessário intensificar a fiscalização, apresentar processos de licenciamento ambiental muito rigorosos e medidas que restringem o crédito para quem faz desmatamento legal. Entre setembro e outubro de 2023 foram derrubados 1.513 hectares de floresta, contra 2.616 no mesmo período do ano anterior, isto significa uma redução de 42% no bimestre.

Os estados que apresentaram as maiores reduções foram Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A meta atual é zerar o desmatamento até 2030!

No entanto, Minas Gerais, apesar de registrar uma queda de 25%, continua sendo o estado com o maior desmatamento no período, segundo a ONG. Segundo a SOS Mata Atlântica, o IBGE estabelece os biomas considerando os limites geográficos, enquanto a Lei da Mata Atlântica tenta preservar toda a vegetação com característica do bioma e ecossistemas associados, incluindo os encraves, que são uma faixa de um bioma isolado e rodeado por uma vegetação com características diferentes.

A Operação Mata Atlântica em Pé, realizada pelo Ministério Público entre 18 e 29 de setembro de 2023, identificou 15.439 hectares com supressão ilegal de vegetação, resultando em multas que totalizam R$ 81.763.889,28. Em São Paulo, foram aplicadas multas em regiões como Peruíbe e o Vale do Paraíba.

No Piauí e em Goiás, por exemplo, toda a Mata Atlântica está em encraves localizados na transição entre os biomas, e há áreas na mesma situação em Minas Gerais, na Bahia e em Mato Grosso do Sul.

A Mata Atlântica, um dos seis biomas brasileiros, é uma área de grande importância em termos de biodiversidade, ocupando regiões litorâneas que abrigam mais de 50% da população do país. Ou seja, a preservação desse ecossistema é essencial para a manutenção da fauna e flora da região.