As melhores praias do mundo eleitas em 2018 para suas férias

O final do ano chegou e junto com ele vem aquele momento de planejar o mais um ano, viagens e sonhos. Já pensou em conhecer uma praia paradisíaca? Pra ajudar, te mostramos as melhores praias eleitas em 2018. Afinal, não custa nada sonhar...

O Brasil aparece na lista de 2018 com a Praia do Sancho na Ilha de Fernando de Noronha, Pernambuco, em 4º lugar. Créditos: FlightNetwork.

O que faz uma praia ser melhor que outra? Ou mais bonita? Todo ano a FightNetwork, famosa agência de viagem dos EUA, elabora uma lista das 100 melhores praias do ano. No caso, eles definem "melhor" como uma junção de 3 itens principais que são classificados de 0 a 10: isolamento, beleza intocada, qualidade da areia e da água. Também são considerados o número de dias com Sol e temperatura média durante o ano - por isso a maior parte das praias mais conceituadas acabada sendo na região tropical. A elaboração da lista conta com a participação de mais de 1200 profissionais do turismo que trabalharam ao longo de 2018.

As 10 melhores praias de 2018 foram:

1. Navagio, na Ilha Zaquintos, Grécia.
2. Whitehaven, Queensland, Austrália
3. Hidden, El Nido, Filipinas.
4. Praia do Sancho (Fernando de Noronha), Pernambuco, Brasil
5. Tulum, Quintana Roo (Riviera Maia), México
6. Baía Grace, Turks e Caicos.
7. Praia das Setes Milhas, Ilhas Cayman
8. Anse Source D’Argent, Ilha La Digue, Seychelles.
9. Baía Maya, Phi Phi, Tailândia
10. Praia Veradero, Havana, Cuba

O Brasil está na lista com a Praia do Sancho em Fernando de Noronha, PE, que aparece em 4º lugar. FightNetwork.

Infelizmente, nem todas essas praias são de fácil acesso. A primeira colocada, Navagio, que significa naufrágio, só tem acesso por barco e Whitehaven, ou Refúgio Branco, na Austrália, só pode ser acessada via helicóptero ou aeroplanador por estar localizada próximo à Grande Barreira de Corais. A Baía Maya, nas Filipinas, foi fechada em Outubro por tempo indeterminado devido ao excesso de turismo. Após ser cenário do filme A Praia (1999), o número de visitas à praia cresceu e em 2017 ela recebeu cerca de 5 mil turistas por dia. Estima-se que sejam necessários 2 anos para a recuperação do ambiente, que inclui áreas de maguezais e recifes de corais.

A ciência por de trás da beleza

A maior parte das praias da lista possuem mais minerais carbonáticos, gipsita e outros elementos na composição de sua areia. Normalmente, a areia de praia é composta de quartzo (silicato), mineral abundante no planeta. A mistura de outros minerais muda as características da areia, como cor e densidade. Os mineirais carbonáticos são formados de carbonato de cálcio, derivado de restos de algas marinhas, corais e conchas, organismos marinhos mais abundantes na região tropical. Em geral, as praias consideradas mais bonitas, aquelas de areia branca e águas cristalinas, com tons verde e azul claros, possuem areias enriquecidas em carbonato de cálcio.