Anunciada a lista de pré-selecionados para o Fotógrafo do Ano 2021

Os finalistas do concurso anual de fotografia da Royal Meteorological Society foram anunciados, e o público agora pode votar em seu favorito. Confira algumas das imagens aqui!

Supercell
Uma grande supercélula capturada por Craig Boehm. Fonte: Royal Meteorological Society.

O concurso Weather Photographer of the Year oferece uma oportunidade para pessoas de todo o mundo mostrarem suas fotos mais impressionantes do clima. A lista de finalistas deste ano foi divulgada e a votação já começou, com os vencedores sendo anunciados em 16 de outubro.

A competição é organizada pela Royal Meteorological Society nos últimos 5 anos. Neste ano, mais de 8.900 inscrições foram feitas, por 3.300 fotógrafos de 114 países.

“Este é o nosso sexto ano de competição e nunca deixa de me surpreender a qualidade e a amplitude das imagens que recebemos,” disse Liz Bentley, chefe-executiva da Royal Meteorological Society.

“O tempo e o clima são algo que todos nós compartilhamos, mas o drama, assim como a beleza dessa força da natureza, é algo que pode ser verdadeiramente único em partes específicas do mundo".

Comemorando o clima do mundo

Um painel de jurados – que incluiu meteorologistas, fotógrafos e editores de fotos – reduziu o número de milhares de fotos recebidas para 21 fotografias, que capturam a beleza do clima em todas as suas diferentes formas. Entre a sequência, há um lindo arco-íris, algumas formações de nuvens espetaculares e um adorável "arco de névoa" causado pela ascensão de névoa acima de um Rannoch Moor coberto de neve, na Escócia.

Mists of Avalon
As 'Névoas de Avalon', capturado por Michelle Cowbourne em Glastonbury, Somerset. Fonte: Royal Meteorological Society.

Junto com esta entrada, várias das fotos selecionadas foram tiradas no Reino Unido, incluindo uma que apresenta uma manhã nublada em Glastonbury e outra que mostra um episódio severo de inundação em York em outubro de 2020.

Você pode dar uma olhada em todas as fotos e aproveitar para votar na sua favorita aqui. Contudo, não esqueça que a votação ocorre até o dia 23 de setembro. Juntamente com a competição principal, há também um prêmio para ‘Jovem Fotógrafo do Ano’, bem como uma categoria de fotos de ‘Telefone Celular’.

Um auto-retrato de Evgeny Borisov, tirado com um Quadcopter no Lago Kok-Kol, na Rússia. Fonte: Royal Meteorological Society.

A última categoria é nova este ano, com os organizadores da competição reconhecendo que muitos de nós estamos recorrendo aos nossos celulares para obter uma rápida previsão do tempo, em vez de adquirir todo um equipamento caro.

Os vencedores serão anunciados em um evento online chamado WeatherLive, que a Royal Meteorological Society hospeda todos os anos. O evento também focará em uma série de eventos climáticos extremos, que observamos no ano passado, incluindo ondas de calor, incêndios florestais e inundações. Todas as fotografias vencedoras serão colocadas em um calendário, que estará à venda ainda este ano.