Imagens de satélite mostram uma multidão no aeroporto de Cabul

Milhares de pessoas estão lutando para escapar do pesadelo que é o Afeganistão, e o aeroporto de Cabul é sua única salvação. Embora a cada dia que passa essa possibilidade diminua, as imagens de satélite mostram a realidade que aí existe.

Cabul
Nas imagens, centenas de pessoas são vistas lutando para entrar no aeroporto. Eles são separados por um canal de esgoto que devem atravessar.

Desde que os Estados Unidos anunciaram que estavam deixando o Afeganistão, os acontecimentos se aceleraram naquele país já convulsionado. O Taleban avançou por todo o território e o governo de Ashraf Ghani desapareceu a ponto de o presidente deixar o país. Em poucas horas, o Taleban assumiu o controle de Cabul, a capital, e o caos e o perigo extremo cobriram todo o país. A verdade é que milhares de afegãos correram para o aeroporto na esperança de poder deixar o país.

Muitas dessas pessoas colaboraram com os diferentes países que foram implantados no país e temem represálias do Taleban. É preciso lembrar que o Taleban já exerceu o poder aplicando sua própria interpretação da sharia, que entre outras coisas, elimina as mulheres da vida pública e transforma suas vidas em uma tragédia.

Uma multidão se reuniu no Aeroporto Internacional de Cabul antes que duas explosões mataram e feriram dezenas de pessoas na quinta-feira, 26 de agosto. Diante dessa realidade que abre as portas para uma nova crise humanitária, a tecnologia de imagens de satélite permite conhecer a realidade daquela região, principalmente antes dos supostos atentados terroristas.

O olho do satélite no aeroporto de Cabul

As imagens da Maxar Technologies, e publicadas pela LiveScience, Tomadas por vários dias, elas mostram centenas de pessoas lotando os portões do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul. No caos dos primeiros dias após a chegada do Taleban à capital, algumas pessoas se agarraram aos aviões decolando e caíram no vazio.

Avião turco
Dezenas de pessoas invadiram uma das pistas de taxiamento do aeroporto enquanto um avião turco tentava decolar.

Na quinta-feira passada, houve pelo menos duas explosões, uma no portão da Abadia do aeroporto e outra nas proximidades hotel Baron. ISIS-Khorasan, o braço do Estado Islâmico no Afeganistão e Paquistão (inimigo do Talibã), emitiu um comunicado assumindo a responsabilidade pelo ataque, conforme relatado The Washington Post. E no fim de semana passado o governo americano alertou para uma grande probabilidade de novos ataques. Pelo menos uma pessoa relevante da organização que executou os ataques foi morta por drones e mísseis com destino ao aeroporto foram interceptados.

A verdade é que, para muitos afegãos, o aeroporto era a única porta de saída desse inferno, uma esperança que parece estar chegando ao fim. O governo inglês, por sua vez, já encerrou a operação de resgate e lamentou não ter conseguido resgatar todas as pessoas que colaboraram com este país. O mesmo acontecerá com as pessoas que ajudaram os Estados Unidos. Em suma, são deixados por sua própria conta. A Espanha, com muitos afegãos no Afeganistão, também retirou seu povo e, no processo, trouxe dezenas de afegãos para a Espanha.

A porta de saída que se fecha mais a cada dia

As circunstâncias no Afeganistão se desenvolveram semanas após o vigésimo aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos. Os eventos de 11 de setembro de 2001 são amplamente interpretados como a principal causa da ofensiva militar dos EUA no Afeganistão no início dos anos 2000. Embora o grupo Talibã tenha tentado tranquilizar a comunidade internacional sobre sua política, na realidade seus gestos não são muito credíveis, especialmente para os afegãos que não têm outra opção a não ser continuar com suas vidas lá.

Aeroporto de Cabul
O aeroporto de Cabul é a porta de saída que dá esperança a muitos afegãos que querem fugir do país.

Em meio a essa situação extrema, as imagens de satélite de alta definição fornecem muitas informações sobre eventos como este a que nos referimos, sendo de vital importância para retratar eventos onde há poucas testemunhas que podem documentá-los, ou para obter uma perspectiva maior sobre eles.

Uma das imagens mais impressionantes fornecidas pela Maxar é a que nos primeiros dias mostra uma multidão na pista de taxiamento do aeroporto enquanto um avião da Turquia se preparava para tomar posição. As condições de segurança são inexistentes e o futuro parece muito difuso.