Ama o inverno, mas não quer gastar muito? Veja 5 cidades estilo Campos do Jordão (e mais baratas)

O interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais têm cidades com bons atrativos para curtir no inverno, semelhantes aos da famosa Campos do Jordão mas com preços mais acessíveis. Confira aqui!

Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo. Ao fundo, a Praça Boulevard Araucária. Crédito: Blog Pegamos uma estrada.

Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, é um destino muito visitado durante o inverno; e claro, neste período os valores de hospedagens, passeios e atrativos da cidade disparam.

Se você gosta deste clima mais frio e da inspiração europeia que a região proporciona, mas não está disposto a investir nos preços altos, calma que vamos te ajudar… Trazemos aqui uma lista com 5 dicas de cidades semelhantes a Campos do Jordão mas que tem um custo muito menor para visitar. Acompanhe abaixo.

5 cidades no estilo de Campo do Jordão mas mais baratas

O interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais abriga cidades com características semelhantes às de Campos do Jordão, desde o clima até a arquitetura europeia, encantando os turistas. Conheça abaixo.

Santo Antônio do Pinhal (SP)

A mais de 1.100 metros de altitude na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, está Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha de Campos do Jordão, onde predominam a tranquilidade e os ares do interior. O centro da cidade concentra lojas e alguns ateliês que produzem de cerâmica a móveis de design, mas as principais atrações e pousadas estão fora da área urbana.

Pousadas confortáveis e charmosas e paisagens verdejantes se espalham pelas estradinhas de terra. O Pico Agudo é o mirante natural mais famoso da cidade e pode ser acessado de carro por estrada de terra.

O Boulevard Araucária é o ponto central da cidade: uma grande praça com belos jardins, restaurantes e construções em estilo europeu.

Não deixe de conhecer a Igreja de São Benedito, que fica no alto de um morro, e a Praça do Artesão, que tem temática japonesa.

São Francisco Xavier (SP)

Situado na Serra da Mantiqueira, o vilarejo de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (São Paulo), é um destino ideal para quem busca contato com a natureza e tranquilidade.

A região conta com cachoeiras e trilhas, e você pode explorar o Pico do Selado e a Pedra da Onça, que oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes. A gastronomia com pratos locais também é destaque. No inverno, as temperaturas mais baixas criam um clima romântico, perfeito para aproveitar lareiras e vinhos nos aconchegantes estabelecimentos da região.

São Bento do Sapucaí (SP)

São Bento do Sapucaí é uma simpática cidadezinha do interior de São Paulo, e que abriga um dos principais cartões-postais da Serra da Mantiqueira: o complexo da Pedra do Baú, uma formação rochosa a 1950 metros de altitude, com várias trilhas.

Pedra do Baú, vista da ponta do Bauzinho. Crédito: Rodrigorosa85/CC BY-SA 4.0.

O centro da cidade tem ruas pacatas e pracinhas agradáveis. O turismo inclui lojinhas de artesanato local, ateliês, vinícolas com visitas guiadas, entre outros.

Monte Verde (MG)

Situada no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde, em Minas Gerais, conta com brisas frescas, vistas deslumbrantes e casas em estilo europeu que dão um charme alpino ao distrito. Por lá, há opções de lazer e atividades para todos os gostos. É possível fazer trilhas, explorar a gastronomia local, visitar fábricas de chocolate, praticar esportes de aventura, e muito mais.

A gastronomia é um dos pontos altos de Monte Verde, com opções para todos os paladares, da tradicional cozinha mineira a delícias da culinária europeia.

E neste mês de julho, está acontecendo o festival Inverno nas Montanhas, com várias apresentações culturais na cidade. A Avenida Monte Verde é um ótimo local para compras, com lojas de artesanato local, chocolates e outros produtos da região.

Gonçalves (MG)

Gonçalves, em Minas Gerais, é conhecida pela tradição mineira e pelo cultivo de alimentos orgânicos, e despontou como destino gastronômico na Serra da Mantiqueira. O centrinho está cheio de lojinhas de artesanato e ateliês.

No topo da Serra da Mantiqueira, a cerca de 220 km de São Paulo e 460 km de Belo Horizonte está a acolhedora cidade de Gonçalves. Crédito: Divulgação.

Para os amantes da natureza, a região é conhecida pelas cachoeiras, como a das Sete Quedas, do Simão, e do Cruzeiro, além das trilhas da Pedra do Forno e Pedra Chanfrada.

Referências da notícia

5 destinos semelhantes a Campos do Jordão (e mais baratos). 04 de julho, 2025. Redação Claudia.

Além de Campos do Jordão: 5 destinos incríveis na Serra da Mantiqueira. 28 de maio, 2021. Ana Flávia Castro.