Alpinistas capturam ruido estranho no topo de uma montanha

Dois alpinistas filmaram um ruído estranho no topo de uma montanha. O que a princípio pode parecer um som paranormal, na verdade, é um fenômeno meteorológico conhecido como Fogo de Santelmo.

Alpinistas capturam som estranho no topo de uma montanha
Alpinistas capturam ruído estranho no topo de uma montanha que, embora pareça paranormal, tem uma explicação científica. (Imagem: Reuters/divulgação)

Um vídeo viralizou na internet recentemente, mostrando dois alpinistas no Alasca e um fenômeno estranhíssimo - Um estranho ruído elétrico sendo emitido pela mão de um deles. O que parece ser um som sobrenatural, na verdade, tem uma explicação científica e já é conhecido há centenas de anos.

De acordo com a divulgação, o som costuma estar associado a uma atividade elétrica intensa na atmosfera - geralmente uma tempestade, o que levou a dupla de alpinistas a iniciar uma descida para escapar do perigo. A explicação não está errada, mas há muito mais que isso naquilo que chamamos de Fogo de Santelmo.

O Fogo de Santelmo foi assim batizado pelos marinheiros do mar mediterrâneo, acreditando que o fenômeno era a visita de Santo Erasmo (ou Elmo), considerado o padroeiro dos marinheiros. O fenômeno era relatado como uma fraca chama azul que se formava no topo dos mastros dos navios. Seu aparecimento era considerado um bom presságio, pois ocorria nas últimas fases de uma violenta tempestade, quando a maior parte do vento e das ondas fortes já terminou.

Agora você vai se perguntar - O que uma chama azul tem a ver com o ruído? Ou, por que não vemos uma chama azul saindo das mãos do alpinista no vídeo? Acontece que o brilho é muito fraco e mal pode ser percebido durante o dia. Há registros em vídeo que ocorreram durante a noite, e mostram mais claramente o fenômeno luminoso. Confira:

youtube video id=T5cqazajP1Q

Trata-se, portanto, de um tipo de faísca elétrica contínua, similar ao que ocorre em globos de plasma decorativos ou letreiros neon. O fogo de Santelmo se forma quando o solo abaixo de uma tempestade está eletricamente carregado e há alta voltagem no ar entre a nuvem e o solo - ou seja, um forte campo elétrico.

Essa voltagem separa as moléculas de ar e o gás começa a brilhar, formando o que chamamos de plasma. O resultado é uma fraca luminescência, que lembra uma chama azul e só é visível quando o ambiente está escuro.

E quanto ao ruído capturado pelos alpinistas? Assim como relâmpagos interagem com o ar ao seu redor e geram trovões estrondosos, o Fogo de Santelmo também gera um ruído ao perturbar o ar ao seu redor, embora muito mais fraco e contínuo.

O fenômeno como um todo tem cativado pessoas pessoas há séculos. Até William Shakespeare o incluiu em uma de suas obras, não surpreendentemente intitulada “A Tempestade”. Lê-se, no Ato I, Cena 2 da peça:

Eu embarquei no navio dos Reis; ora na proa, na coberta, no convés, ou em cada camarote, eu acendi o espanto; por vezes eu dividiria e queimaria em muitos lugares; no mastro superior, no gurupés, nas vergas, eu queimaria distintivamente; para em seguida, numa única chama concentrar.

Essa influência na cultura popular persiste há centenas de anos e ocorre principalmente porque o Fogo de Santelmo é extremamente raro. Ainda hoje, há pouquíssimos registros visuais do fenômeno, mesmo com a revolução dos smartphones e câmeras portáteis.

Mesmo assim - ou talvez exatamente por isso - O fenômeno continua cativando pessoas ao redor de todo o mundo, com sua beleza exótica, raridade e toque de “fenômeno paranormal”. A verdade é que a beleza da natureza nunca vai deixar de nos impressionar.