Aprenda a se proteger de raios nesse verão!

O verão é o período onde há maior incidência de raios no Brasil. Esteja onde você estiver, a tendência é que você se depare com várias tempestades ao longo dos próximos meses, e em todas elas existe o risco de ser atingido por um raio. Descubra como se proteger!

Aprenda a se proteger de raios nesse verão
Raios podem atingir praticamente qualquer local do mundo, o que significa que você nunca estará totalmente seguro durante uma tempestade. (imagem: Kevin Phillips)

Em média, o verão é o período onde há maior incidência de raios no Brasil, já que as condições de alta temperatura e umidade favorecem o surgimento de tempo severo. Embora tempestades possam incidir ao longo de todo o ano na região do equador, elas são muito mais frequentes durante Dezembro, Janeiro e Fevereiro na maior parte do país.

Geralmente, raios possuem uma intensidade de 20 mil ampères. Isso significa que ser atingido por um raio equivale a um choque mil vezes mais intenso que o de um chuveiro elétrico. E por mais assustador que isso pareça, é extremamente comum no Brasil - O país é o campeão mundial em incidência de raios!

  • A cada ano, 78 milhões de raios são registrados em território brasileiro.
  • Em média, raios matam 110 pessoas e ferem 200 todo ano.
  • Raios causam prejuízos de um bilhão de reais todo ano no Brasil.
  • A cada 50 mortes por raio no planeta, 1 acontece no Brasil.
  • 80% dos casos fatais podem ser evitados se as pessoas souberem se proteger!

Nos últimos 20 anos, 43% das mortes por raios ocorreram no verão e 33% durante a primavera. Isso significa que estamos no período mais perigoso do ano, que exige atenção redobrada. No entanto, os 24% restantes de fatalidades por raios acontecem durante o outono e o inverno, então os cuidados devem ser seguidos ao longo de todo o ano, sempre que você perceber a presença de uma tempestade.

super células de tempestade
Os cuidados devem ser seguidos ao longo de todo o ano, sempre que você perceber a presença de uma tempestade.

O que você não deve fazer

Se você estiver em casa: Não use telefones com fio ou celulares conectados à rede elétrica; não se aproxime de tomadas, canos, janelas e portas metálicas; não utilize ou toque em equipamentos ligados à rede elétrica. Todos estes meios podem conduzir a eletricidade e te ferir se um raio cair próximo a você!

Se você estiver na rua: Não segure objetos metálicos longos; não empine pipas ou brinquedos similares, como aeromodelos; e não se aproxime de objetos metálicos como cercas, varais, portões ou antenas. Estas situações também aumentam as chances de se ferir com um raio.

Atividades como jogar futebol em campo aberto, caminhar em áreas descampadas como canteiros de obra, terrenos baldios e estradas, e subir em locais altos como telhados, terraços e montanhas são atividades de grande risco que devem ser evitadas.

tempestade de raios
Abrigue-se em moradias ou prédios que possuam pára-raios, ou abrigos subterrâneos como metrôs ou túneis.

Próximo à água, você também não está a salvo. Evite nadar ou mergulhar durante uma tempestade, andar às margens da água, navegar ou permanecer próximo à embarcações. Estas são atividades de alto risco que aumentam a chance de você ser atingido por um raio.

Se você trabalha com agricultura, suspenda completamente os trabalhos. Ficar próximo a árvores, animais, cercas de arame, objetos como enxadas, pás e facões, veículos grandes como pulverizadores e até mesmo andar a cavalo são todas atividades que te deixam extremamente vulnerável a raios. Durante uma tempestade, evite-as a todo custo.

O que você deve fazer para se proteger

Abrigue-se em moradias ou prédios que (preferencialmente) possuam pára-raios, ou abrigos subterrâneos como metrôs ou túneis. Estes são os locais mais seguros para se estar durante uma tempestade. Além disso, ficar dentro de grandes estruturas metálicas também podem te proteger, como carros ou veículos metálicos não conversíveis, barcos ou navios metálicos fechados. Mas lembre-se de não tocar em sua lataria!

Existem lugares que aparentam segurança, mas na verdade são muito perigosos! Evite abrigar-se em construções pequenas e não protegidas como celeiros, tendas, barracos ou quiosques; veículos sem cobertura como bicicletas, tratores e motocicletas; e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Além, claro, de qualquer tipo de estrutura alta. Todos eles atraem raios!

Por fim, topos de prédios, morros ou montanhas, e áreas abertas como campos desportivos, estacionamentos e quadras são locais perigosos e, caso você esteja num local destes, provavelmente não haverá abrigo seguro para você quando uma tempestade começar. Neste caso, se agache com os pés juntos, posicionando sua cabeça entre os joelhos. Esta é a posição mais segura para sobreviver em caso de descarga elétrica. Não fique deitado!

Lembre-se destas recomendações e compartilhe-as com seus amigos e familiares. A informação é a melhor maneira de se defender e pode salvar muitas vidas!

Para mais informações, consulte a cartilha do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) clicando aqui.