Alerta: fogão a gás pode ser perigoso à saúde e ao meio ambiente

Estudos revelados pela revista Scientific American mostram que os fogões a gás, são muito prejudiciais ao meio ambiente e principalmente à saúde humana, a nível pulmonar.

fogão a gás
Estudo realizado nos EUA identificou a presença de 21 produtos químicos considerados perigosos na fumaça natural de residências que utilizam fogão a gás.

São resultados muito preocupantes, que talvez nos levem a mudar a forma como vivemos nas nossas casas. Segundo vários estudos americanos, os fogões a gás, presentes em muitos lares, são prejudiciais ao meio ambiente e principalmente à saúde humana. E a razão é, em particular, a liberação de produtos químicos perigosos durante o cozimento. Mas não é só isso...

Saúde ameaçada pelo dióxido de nitrogênio e benzeno

É a revista Scientific American que revela estes estudos, em particular o realizado pela Harvard School of Public Health: neste, os pesquisadores coletaram 234 amostras de fumaças naturais de 69 residências na área de Boston, com o objetivo de primeiro analisar os produtos presentes nos gases, além do metano, não queimados dos fogões, ou seja, nos gases que escapam antes mesmo da chama se acender. Os resultados são claros: um total de 21 produtos químicos estão presentes nesses resíduos, como o benzeno, um conhecido agente cancerígeno, e outros compostos orgânicos voláteis (COVs), todos classificados como perigosos pelas autoridades ambientais americanas.

Mas não para por aí, já que a combustão do gás também gera poluentes, outras fumaças nocivas, geralmente óxidos de nitrogênio. De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Stanford, residências com cozinhas mal ventiladas (exaustor defeituoso, ausente ou mal iluminado) podem ultrapassar os limites autorizados de exposição ao dióxido de nitrogênio. Além disso, cozinhar com gás costuma gerar partículas finas (PM 2,5) que podem irritar as vias aéreas superiores, ou ainda causar ou agravar problemas respiratórios.

Porém é o dióxido de nitrogênio que causa mais preocupação: uma criança exposta a esse gás aumenta em 20% o risco de desenvolver uma doença respiratória. Em dezembro passado, um estudo constatou que 12,7% dos casos de asma em crianças nos Estados Unidos podem ser atribuídos ao uso de fogões a gás. Além disso, a exposição prolongada ao dióxido de nitrogênio é frequentemente associada a asma e a outras doenças pulmonares e, em última análise, ao aumento da mortalidade.

Obviamente, trata-se apenas de estudos observacionais, porque obviamente nenhuma criança foi intencionalmente exposta a esses riscos. Alguns estudos em adultos sugeriram que as mulheres podem ser mais propensas do que os homens a sintomas respiratórios relacionados a essa exposição ao dióxido de nitrogênio.

Metano, o inimigo número 1 do clima

Os riscos dos fogões a gás não dizem respeito apenas à nossa saúde, mas também ao meio ambiente. A combustão do gás natural produz dióxido de carbono, o gás de efeito estufa mais comum. Mas no gás não queimado que escapa antes da combustão se esconde o inimigo número um do clima: o metano. Ele não é diretamente prejudicial à saúde humana, mas retém o calor ao se acumular na atmosfera e contribui significativamente para as mudanças climáticas. Nos EUA, as emissões de metano dos fogões a gás (40 milhões no total) teriam tanto impacto no clima quanto o dióxido de carbono emitido por 500.000 carros!

Os pesquisadores apontam ainda escapes de metano nas redes de distribuição de cidades com infraestruturas antigas, mas também problemas nas canalizações das habitações: mais de 75% do metano que emana de um fogão a gás escapa quando este é desligado.

Então, o que podemos fazer para nos mantermos saudáveis e preservar nosso clima? Se você não quer se desfazer do seu bom e velho fogão a gás, para instalar um fogão de indução (uma solução radical, mas a mais eficaz em termos de saúde e impacto ambiental), por exemplo, usar o seu exaustor corretamente já é um grande esforço. Nos EUA, apenas 25 a 40% da população afirma fazê-lo. Lembre-se também de fazer a manutenção das suas tubulações, para evitar vazamentos.