Alerta se confirma na Bahia: chuvas intensas geram inundações na região litorânea; veja vídeo
Conforme o previsto e os alertas emitidos, chuvas intensas atingem a região litorânea da Bahia e causam alagamentos, deixando transtornos para a população desde a quarta-feira (30). Veja mais informações.

Como havíamos alertado aqui na Meteored Brasil, uma frente fria provocou chuvas intensas e elevados acumulados no litoral centro-norte da Bahia e áreas próximas desde o meio desta semana, o que gerou transtornos para a população. Várias cidades registraram alagamentos e deslizamentos de encostas. Veja mais informações abaixo.
Chuvas intensas causam transtornos em cidades baianas
Segundo informações de mídias locais, o município de Maraú, no sul do estado baiano, casas alagaram e seis famílias ficaram desalojadas até a noite da quinta-feira (01).
Na cidade, várias ruas ficaram encobertas pela água, mas segundo moradores, a situação foi agravada por conta de uma obra inacabada na Avenida Ubaitaba, o que teria impedido o escoamento da água.
As cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália também registraram alagamentos e deslizamentos de encostas na quarta-feira (30). Segundo a Defesa Civil de Santa Cruz Cabrália, 44 pessoas precisaram sair de casa e foram levadas para abrigos municipais.
A prefeitura de Santa Cruz Cabrália informou que está com pessoal trabalhando para desobstruir ruas, montando abrigos de emergência, trabalhando no escoamento de áreas alagadas e no acolhimento a pessoas desalojadas, além de monitoramento das áreas de risco.
As chuvas intensas também alagaram e interditaram parte da Rodovia BA-093, que liga o interior da Bahia a Salvador, na manhã desta sexta-feira (02), como podemos ver no vídeo abaixo divulgado na rede social X:
Forte chuva causa alagamento e interdita parte de rodovia no interior da Bahia nesta sexta-feira (2)
— bnewsvideos (@bnewsvideos) May 2, 2025
Vídeo: Ouvinte Bnews Agora / Itapoan FM pic.twitter.com/sgAyjFWJA6
O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, também foi afetado. O tempo chuvoso impediu a chegada do primeiro voo do dia nesta sexta-feira (02), que não conseguiu pousar e voltar para Salvador. Cerca de 40 minutos depois, um segundo voo arremeteu, mas conseguiu pousar após a manobra de segurança.
O município de Nazaré, no Recôncavo baiano, também foi atingido na madrugada desta sexta-feira (02). As fortes chuvas provocaram alagamentos em diversas ruas, além de deslizamento de encostas. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) do governo da Bahia foi acionada pelo prefeito do município, que pediu apoio para que providências sejam tomadas.
Chuvas na Bahia continuam até o sábado
Aa previsão do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF indica que as chuvas intensas vão continuar e deixam em alerta o litoral norte da Bahia e áreas próximas até o sábado (04), principalmente na região de Salvador.

Os acumulados de precipitação até a noite do sábado (03) ficam por volta dos 200 mm em várias localidades, como em Campinas (196,7 mm), Itapema (196,5 mm), Catu (213, 1 mm) e a capital Salvador (196,4 mm); mas pontualmente podem passar disso, chegando na casa dos 280 mm.
Referências da notícia
Chuva no sul da Bahia provoca alagamentos e deslizamentos de encostas; 44 pessoas precisaram de abrigo em destino turístico. 01 de maio, 2025. G1/Redação.
Chuva provoca alagamentos em Nazaré e Defesa Civil do Estado é acionada. 02 de maio, 2025. Bahia Notícias/Redação.