A temporada de tornados nos EUA

A primavera é a estação mais propícia a tempo severo nos Estados Unidos. Nesta época do ano, violentas tempestades atingem as Grandes Planícies. De acordo com a climatologia, o pico de eventos tornádicos no país ocorre entre abril e junho.

A primavera nos EUA além de ser o período das flores, é também da temporada de tornados.

Oficialmente a primavera astronômica no Hemisfério Norte se iniciou em 20 de março. No entanto, a primavera meteorológica considerada pelos meteorologistas todos os anos é do dia primeiro de março ao dia 31 de maio. Durante os meses de primavera, as condições do tempo nos Estados Unidos são caracterizadas por alta variabilidade, incluindo extremos como surtos de tornados, graves inundações e até tempestades de neve.

Uma batalha nos céus do país entre o ar frio que mergulha para sul a partir do Canadá e o ar quente do Golfo do México energizam a corrente de jato, conduzindo mudanças abruptas de temperatura e disponibilizando típicos ingredientes de tempo severo. Com base na climatologia de 1997-2016, abril apresenta uma média de 187 tornados, aumentando para 275 em maio.

A região com possibilidade de tornados em abril é extensa, abrangendo grande parte do meio-leste da nação. Mas uma área específica entre os estados de Oklahoma, Texas, Arkansas, Missouri, Mississippi, Louisiana, Alabama e Tennessee é a que apresenta um risco maior. O pior surto de tornados registrado nos EUA ocorreu entre os dias 25 e 28 de abril de 2011, contabilizando um total de 360 tornados confirmados, 348 mortes e um prejuízo de 12,2 bilhões de dólares. Nesse surto, 4 tornados receberam a maior classificação da Escala Fujita Melhorada, a EF5 (ventos superiores a 200 km/h e altíssimo poder destrutivo).

Particularmente na primavera, um sistema meteorológico denominado linha seca (dry line em inglês) se faz bastante presente é um bom preditor de tempo severo. A linha seca é formada quando os fluxos secos dos desertos do sudoeste descem as Rochosas, se aquecem por compressão e encontram o ar mais ameno e úmido do Golfo ao longo das Planícies do Sul, local onde se estabelecesse uma forte diferença de umidade entre as massas de ar (vide o twitter acima).

Essa configuração de superfície é satisfeita quando, em nível superior, um mergulho da corrente de jato acontece sobre as Montanhas Rochosas, de modo que a baixa pressão em superfície seja induzida a leste das Rochosas e ao norte do Texas. O ar seco atrás da linha seca é mais denso que o ar úmido a sua frente e, portanto, força a ascensão da massa de ar úmida através de uma dinâmica similar à de uma frente fria.

O levantamento de umidade numa atmosfera instável (temperatura decaindo com a altura) e com cisalhamento do vento (mudança de velocidade ou direção do vento com a altura), são os ingredientes clássicos para formação de supercélulas (trovoadas rotativas), que podem gerar tornados. Na temporada de tempestades severas dos Estados Unidos, inúmeros meteorologistas, caçadores de tempestades e adeptos desbravam as planícies centrais em busca de registros de tornados, e por incrível que pareça, há turismos para isso no país, vamos???