5 eventos da natureza que marcaram a semana

As notícias de fenômenos naturais deste ano de 2019 começaram movimentadas com os vendavais que ocorreram no nordeste de Brasil. Desta vez, a semana foi marcada por eventos meteorológicos e astronômicos que chamara a atenção do Brasil e do mundo.

Os admiradores da natureza tiveram assunto esta semana. Fontes: A voz da cidade | Valentim | Helena Buccironi | Autor desconhecido | Canva

Não importa a idade, religião ou nível de escolaridade, todos nós ficamos estarrecidos com os fenômenos da natureza que podem ser belos, impactantes e as vezes perigosos. O mais catastrófico evento desta semana ocorreu ontem em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (Leia Mais). Durante esta penúltima semana de Janeiro de 2019, outros 5 eventos da natureza também chamaram a atenção de muitas pessoas.

No Brasil, as cidades de Itatiaia (RJ), Uberlândia (MG) e Cachoeira Paulista (SP) foram palco de fenômenos meteorológicos que ocasionaram em mortes e danos materiais. O fechamento da torre Eiffel, na França, e a ocorrência de um eclipse lunar foram notícia no mundo. Veja mais detalhes nos tópicos abaixo.

Cabeça d’água no Parque Nacional de Itatiaia

No início da semana (Domingo - 20/01), visitantes do Parque Nacional de Itatiaia foram surpreendidos com uma Cabeça d’água. De acordo com o corpo de Bombeiros, 2 pessoas morreram. Segundo os relatos, no momento do evento estava nublado, mas não chovia.

A cabeça d’água ocorre em decorrência da chuva intensa na cabeceira do rio. Com o aumento do nível do rio, uma enxurrada é gerada. Por isso, nem sempre está chovendo no local por onde a água escoa. De acordo com a Defesa Civil, os primeiros sinais de uma cabeça d’água são o aparecimento de muitas folhas no rio e em seguida, o aumento gradual do nível da água.

Lua de Sangue

O evento astronômico conhecido popularmente como “Lua de Sangue” foi notícia em todo o mundo esta semana. O evento pode ser visto na madrugada do dia 21/01/2019 a partir das 00h36 (Horário de Brasília) e durou até 05h48.

A Lua de Sangue é, na verdade, um eclipse lunar que ocorre quando o planeta terra se posiciona entre o sol e a lua, assim, projetando sua sombra sobre o nosso satélite natural. Devido ao espalhamento da luz solar na faixa eletromagnética do vermelho, a lua ganha um tom alaranjado e, por isso, o evento recebe o nome de Lua de Sangue.

Downburst no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Na segunda feira (21), uma tempestade se formou no final da tarde nas proximidades da cidade de Cachoeira Paulista. A tempestade atingiu o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e acarretou na queda de diversas árvores, placas e até destelhamento. Dentro do instituto, carros ficaram danificados e ruas foram interditadas devido à queda das árvores.

Ruas ficaram interditadas dentro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais após forte ventania. Fonte: Davi Moura.

Houve registro de chuva torrencial e fortes rajadas de vento. Na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia de Cachoeira Paulista, houve registro de rajadas de vento de aproximadamente 95 km/h (26,4 m/s). Já a chuva acumulada na estação foi de 19 mm em 1 hora, porém o radar meteorológico de São Roque (SP) registrou às 17:20 uma refletividade acima de 50 dBZ no local, o que se refere à aproximadamente 50mm de chuva. Ao que tudo indica, o evento caracterizou um downburst.

Nuvem Funil em Uberlândia

Na terça feira (22), os moradores da cidade de Urberlândia, interior de Minas Gerais, ficaram assustados com a presença de uma supercélula que produziu uma nuvem funil. Também houve registro de precipitação de granizo, rajadas de vento, chuva intensa, relâmpagos.

A nuvem funil precede a formação de um tornado. O fenômeno se inicia com o cisalhamento do vertical vento (diferença na velocidade e na direção do vento em diferentes níveis da troposfera). Quando há formação de tempestade, o cisalhamento do vento pode se verticalizar. A tempestade passa então a ser classificada como supercélula. A medida que o vórtice ganha força, a nuvem funil nasce e desce em direção a superfície. Ao tocar o solo, a nuvem funil passa a ser chamada de tornado.

Nevasca em Paris

Um dos monumentos mais visitados do mundo, a torre Eiffel, foi fechada na terça feira (22) devido a um temporal de neve. A direção do monumento divulgou uma nota no twitter que dizia “Devido ao episódio de nevasca, eu estou fechado para o público no momento”. Esta não é a primeira vez que a torre Eiffel é fechada devido a neve, em março de 2018, por exemplo, ocorreu o mesmo.