Rompimento da Barragem em Brumadinho: a tragédia se repete

Apenas 3 anos e 2 meses após a tragédia de Mariana (MG), uma barragem se rompeu na cidade de Brumadinho - Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais – chocando o Brasil e o mundo.

Equipe de resgate na área do rompimento da barragem. Fonte: Washington Alves (Reuters).

37 mortos, 250 desaparecidos e mais de 190 resgatados, estes são os números divulgados pelo Corpo de Bombeiros até a manhã deste domingo (27). Uma barragem se rompeu e outra transbordou - ambas pertencem a mineradora Vale - no início da tarde de sexta-feira (25) em Brumadinho, na grande Belo Horizonte. A onda de lama se espalhou rapidamente arrastando tudo em seu caminho.

Durante a madrugada, as buscas por mais vítimas foram interrompidas e retornadas na manhã deste sábado. Ao longo da madrugada foi realizado cadastramento de familiares das vítimas e estratégias de buscas foram montadas. Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz dos Bombeiros, os bombeiros acreditam que ainda podem encontrar vítimas vivas no meio da lama.

As barragens possuíam rejeito da produção de minério de ferro, principalmente um material chamado sílica (terra que é separada do minério quando o ferro é extraído da mina). A mineradora ainda não sabe o que levou ao rompimento da barragem. De acordo com o diretor da Vale (Fabio Schvartsman), houve vistoria no local neste mês de janeiro e, em setembro, uma empresa alemã atestou a segurança e estabilidade das barragens.

O presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, se pronunciou a respeito do ocorrido. O presidente encaminhou 3 ministros para o local e sobrevoou a região do sábado por volta das 10h (horário de Brasília). O governo de Minas Gerais montou uma força tarefa para acompanhar de perto as ações e colaborar no que for preciso.

O Ibama e a Agência Nacional de Águas (ANA) se pronunciaram sobre o ocorrido em Brumadinho. Em nota, o Ibama afirmou que só assumiria a competência pela tragédia de Brumadinho se o resíduos ultrapassarem os limites territoriais de Minas Gerais ou se os desdobramentos do incidente acabarem atingindo "significativamente" um bem da União. Já a ANA divulgou um comunicado à impressa afirmando que está “em constante comunicação com os órgãos e autoridades federais e estaduais, inclusive no âmbito de recente Acordo de Cooperação sobre Segurança de Barragens, que está permitindo troca facilitada e mais rápida de dados sobre a situação no local do evento”.

Ainda de acordo com a ANA, a onda de rejeitos deve escoar até a barragem da hidrelétrica Retiro Baixo a mais de 220 km do local do rompimento e deve ser amortecida. Estima-se que essa onda levará cerca de 2 dias para chegar na hidrelétrica.

Histórico

O histórico de rompimento de barragens em Minas Gerais são de longas datas. O primeiro registro ocorreu em 1986. As mais recentes ocorreram em Macacos (2001), Cataguases (2003), Miraí (2007), Itabirito (2014) e Mariana (2015). A tragédia de Mariana – também causada por uma barragem da Vale - causou grande comoção mundial e é considerada a maior catástrofe ambiental do Brasil.

O distrito de Bento Rodrigues, na região de Mariana (MG), soterrado pela lama da barragem de Fundão em 2015. Fonte: Veja.

As barragens de Mariana e de Brumadinho tinham estruturas similares. Ambas eram barragens à montante, o modelo mais barato, construídas a partir da compactação de terra. As proporções de armazenamento, no entanto, eram significativamente diferentes: a barragem de Brumadinho armazenava cerca de uma tonelada de rejeitos, enquanto a de Mariana armazenava cerca de 50 toneladas. O estado de Minas Gerais conta com 450 barragens, pelo menos 22 delas não tem garantia de estabilidade.