No dia 14 de outubro celebramos o Dia do Meteorologista! Profissão que se dedica a compreender todos os processos que envolvem a atmosfera e superfície terrestre, com a intenção de prever sua variabilidade em prol de toda a vida na Terra.
No dia 14 de outubro celebramos o Dia do Meteorologista! Profissão que se dedica a compreender todos os processos que envolvem a atmosfera e superfície terrestre, com a intenção de prever sua variabilidade em prol de toda a vida na Terra.
No decorrer na semana as chuvas volumosas se mantêm no Sul do Brasil e há risco para temporais. A presença de cavados e sistemas frontais contribuem para pancadas em parte do Centro-Oeste e para mudanças no estado de São Paulo.
Nos últimos dias, incêndios florestais estão consumindo a vegetação em parte do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Milhares de pessoas precisaram deixar suas casas e duas mortes já foram reportadas.
Tóquio, a cidade mais populosa do mundo e a capital do Japão, foi atingida pelo tufão Hagibis neste sábado por volta das 16h. O tufão é considerado o mais poderoso a atingir o centro do Japão da história. Houve adiamento do Grand Prix de Formula 1 do Japão e de jogos da copa do mundo de Rugby.
Os Emirados Árabes Unidos são conhecidos pelo seu poder econômico e técnicas ousadas de construção. Dessa vez, o país está investindo na técnica de semeadura de nuvens para coletar água na represa. Porém, nesta semana a chuva artificial causou transtornos.
Desde as espuminhas que embelezam as cristas das ondas do mar, até as espessas camadas que invadem a paisagem, a formação de espuma na água do mar é um processo natural e não está diretamente associado com poluição ou sujeira.
O super tufão Hagibis, formado no último final de semana no Oceano Pacífico Oeste, entrará para a história como o ciclone tropical de intensificação mais rápida e explosiva, além de ser uma das tempestades tropicais mais intensas do planeta!
Apesar de estarmos entrando no período pré-chuvoso na maior parte do Brasil, oscilações do sistema climático podem impactar na circulação atmosférica de grande escala, favorecendo ou não as primeiras chuvas da temporada, dependendo da configuração dos sistemas sobre a América do Sul.
Desde o fim de semana passado, os EUA está passando por duas condições extremas opostas. Enquanto metade do país se encontra em um inverno antecipado com o um tempestade severa, a outra metade quebra recordes de altas temperaturas.
A mancha de óleo atinge até o momento 112 localidade em 53 municípios nordestinos. Muitos animais sofrem com o vazamento e importantes pontos turísticos são afetados. Tudo indica que se trata de um vazamento em alto mar, mas investigações continuam.
Na última quarta-feira (dia 25), a NASA divulgou imagens de satélite que registraram uma forte e extensa pluma de poeira deixando o continente africano em direção ao oceano Atlântico. O fenômeno se chama tempestade de areia (ou dust storm em inglês).
O furacão Lorenzo surpreendeu a comunidade meteorológica e nas últimas horas alcançou a categoria 5, com ventos de até 260 km/h. Um furacão recorde na região oriental do Atlântico, que nos próximos dias mudará a sua trajetória rumo ao nordeste do oceano. Será que atinge a a Europa? Contamos aqui.