Tempestade Jorge: ventos fortes tombam caminhão na Irlanda

Um vídeo chocante mostra a chegada da tempestade Jorge, com ventos fortes que tombam um caminhão em movimento em Galway, na Irlanda. Os ventos fortes e a chuva continuam a prejudicar a Irlanda e o Reino Unido.

Os fortes ventos da tempestade Jorge tombaram um caminhão próximo à estrada Maam Cross em Connemara, condado de Galway, Irlanda. Segundo relatos, felizmente, ninguém ficou ferido durante este evento. No mesmo condado, foram registradas rajadas de vento de 130 km/h.

Quando a tempestade Jorge chegou à Irlanda, um alerta vermelho de ventos fortes foi emitido para as regiões de Galway e Clare, válido até as 15h do sábado (29). Como resultado da tempestade, vários vôos foram desviados para a Irlanda do Norte.

A tempestade Jorge ocasionou novos riscos para as áreas já atingidas pelas enchentes, provocadas pelas fortes chuvas do mês passado. Dados de chuva do Met Office (UK) revelaram que o mês de fevereiro foi o mais úmido de todos, desde que se têm registros. A tempestade trouxe uma continuação de fortes chuvas para as áreas afetadas anteriormente, principalmente em Yorkshire, no sudoeste e em partes do País de Gales.

O sul de Gales está entre as regiões mais afetadas. Durante a noite de sexta-feira (28), o nível do Rio Taff, em Pontypridd, estava alto, onde as inundações já haviam atingido a cidade. Após o tempo adverso e mais inundações, a polícia do sul de Gales declarou como um incidente crítico em Pontypridd e Cardiff, após o recebimento de 72 ligações do Serviço de Incêndio e Resgate de Gales do Sul durante a noite de sexta-feira até o início da manhã de sábado.

A polícia do sul de Gales afirmou: “os serviços de emergência, juntamente com os departamentos de planejamento das autoridades locais, os conselhos locais de saúde, as organizações como a Natural Resources Wales e as empresas de serviços públicos estão trabalhando continuamente para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas afetadas, minimizar os danos à infraestrutura e à propriedade e minimizar interrupções”.

O superintendente Andy Kingdom acrescentou: “Ainda há muita água e detritos significativos nas estradas, por isso aconselhamos as pessoas a viajar apenas se for absolutamente necessário”.