Grande tempestade de poeira cobre as Ilhas Canárias

O final de semana de carnaval nas Ilhas Canárias, da Espanha, foi duramente prejudicado por uma intensa tempestade de poeira do deserto do Saara, chamada de calima. Muitos turistas ficaram presos nas ilhas após todos os 7 aeroportos serem fechados devido à tempestade!

Forte calima Ilhas Canárias
Ilhas Canárias foram atingidas por uma forte tempestade de areia nesse final de semana, denominado localmente de calima. Foto: Mercedes Menendez/Pacific Press.

O final de semana que deveria ser de muita festa nas Ilhas Canárias, devido as festividades de Carnaval, acabou sendo um final de semana de caos e cenários apocalípticos! Isso porque fortes ventos carregaram uma impressionante quantidade de poeira do deserto do Saara até as ilhas, deixando a paisagem coberta por um tom avermelhado, que remetia a um cenário marciano!

Ilhas Canárias é um arquipélago de ilhas de domínio espanhol localizado no Oceano Atlântico, 100 km a oeste da costa do Marrocos, costa noroeste da África, composta por 8 ilhas principais. Essas ilhas estão acostumadas a tempestades de areia vindas do Saara, chamadas pelos locais de “calimas”. A palavra “calima” em espanhol se refere a neblina/névoa, porém, nesse caso, a neblina/névoa é uma camada de poeira e areia em suspensão trazida por fortes ventos quentes originários do Saara Ocidental.

Porém, o evento de calima do último final de semana foi mais intenso que o normal. Ángel Víctor Torres, presidente regional das ilhas, disse em rede nacional que essa foi a pior tempestade de poeira que atingiu as ilhas em 40 anos, e descreveu os últimos dias como “um fim de semana de pesadelo”.

Esta calima trouxe à diversas localidades das ilhas ventos de mais de 130 km/h, além da grande quantidade de areia que cobriu carros, edifícios e reduziu drasticamente a visibilidade. A baixa visibilidade e ventos fortes causaram o fechamento de várias estradas e aeroportos. No sábado (22) todos os 7 aeroportos do arquipélago foram fechados, deixando milhares de turistas presos nas ilhas.

Além de prejudicar a visibilidade, a quantidade de poeira representa uma grande ameaça à saúde da população local. De acordo com a agência AEMET, no sábado (22) foi registrado um pico de concentração de MP10 (Material Particulado com diâmetro de 10 micrômetros ou menos) de 1500 µ/m³ e no domingo (23) um pico de 3000 µ/m³! De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor médio diário de MP10 não deve passar de 50 µ/m³! Com isso, o governo teve que pedir para as pessoas não saírem de suas casas ou permanecerem em ambientes fechados, em prol de sua saúde.

A tempestade foi tão intensa e extensa que os satélites conseguiram observá-la do espaço, no momento em que a pluma de poeira deixava o continente africano e chegava às Ilhas Canárias!

Além da poeira, os fortes ventos quentes fizeram com que as temperaturas subissem rapidamente, chegando a marca dos 30°C! A combinação de calor e ventos fortes desencadeou uma série de incêndios florestais nas ilhas Tenerife e Gran Canaria. No sudoeste de Gran Canaria, os incêndios queimaram cerca de 300 hectares de terra, forçando a evacuação de 500 pessoas. A partir dessa terça-feira este evento de calima deve se dissipar e há previsão de chuvas, que poderão ocorrer em forma de “chuva vermelha”, já que ainda haverá poeira e areia no ar.