Estranhos vulcões de gelo aparecem em lago nos Estados Unidos

O aparecimento de “cones” de gelo jorrando água para cima chamou a atenção em uma das áreas mais frias dos Estados Unidos.

Vulcões de gelo
Vulcões de gelo se desenvolvem nas praias de grandes lagos sob condições de frio extremo.

Diz o ditado que todo o dia se aprende algo novo. E certamente para muitos, o assunto desta matéria será novo. Sinceramente, poucos já ouviram falar sobre a existência de “vulcões de gelo”. Embora engraçado o termo, ele existe. E aqui na Meteored te ajudaremos a entender o que ele é.

A verdade é que, em meio a um ambiente gelado, um funcionário do National Weather Service (NWS), nos Estados Unidos, conseguir tirar algumas fotos de água brotando de cones de gelo, a imagem que vemos acima. Estas fotos foram obtidas às margens do lago Michigan. Contudo, a única semelhança deste fenômeno com os vulcões é a sua forma.

Conforme explicado pela Universidade Tecnológica de Michigan, os cones se formam sobre a plataforma de gelo que se desenvolve nas margens do lago. Quando as ondas que sofrem a ação do vento se rompem por baixo do gelo, elas conseguem quebrá-lo e emergir até a superfície com uma grande força. E é esta força das ondas que forma estes cones.

Se você avistar um vulcão de gelo, nem pense em escalá-lo

Vulcões de gelo como o do lago Michigan, só têm o nome comum com os vulcões que conhecemos. Escalá-los seria fatal, uma vez que são ocos e, quem tentar fazer isso cairá na água gelada do lago. Este é um fenômeno possível, mas raramente documentado. Para que os vulcões de gelo se desenvolvam, uma série de eventos deve ocorrer ao mesmo tempo: direção e intensidade favoráveis sobre o lago, e temperaturas bem baixas para que a camada de gelo se forme.

Alguns anos atrás, formações semelhantes também foram observadas na margem do lago Erie, que faz fronteira com o Canadá (a leste do lago Michigan). O enorme tamanho dos grandes lagos faz com que a superfície de gelo se forme apenas na região costeira, ao contrário dos lagos pequenos que congelam completamente. Isso permite que o vento produza uma boa onda do tipo swell.

Como os cones atingem alturas de até 8 metros, os jatos de água que sobem são realmente impressionantes. A força da onda concentra-se nas pequenas “fendas” dos gelos, expulsando-os rapidamente ao ar. Poucos lugares no mundo têm condições para a ocorrência deste tipo de fenômeno.

Existem também em formato de bola

Os vulcões de gelo não são a única forma estranha que aparece sob baixas temperaturas. Em novembro do ano passado, uma praia na Finlândia ficou coberta de bolas de gelo parecidas com ovos. Conforme relatado pelo jornal La Vanguardia, Risto Mattila foi o fotógrafo amador que as encontrou e fotografou.

Bolas de gelo
Na Finlândia, essa rara formação pode ser retratada com centenas de bolas de gelo empilhadas na praia.

A descoberta foi feita na praia de Marjaniemi na ilha de Hailuoto, localizada no Golfo de Botnia, entre Finlândia e Suécia. Cerca de 30 metros de extensão de praia estavam completamente cobertos por essas bolas, algumas do tamanho de uma bola de futebol. Esse fenômeno ocorre quando o vento e a água vão “empurrando” pequenos pedaços de gelo até a costa.

Embora não sejam comuns, eles são registrados pelo menos uma vez por ano nesta área. Para que se desenvolvam, é necessária uma temperatura ligeiramente abaixo de 0°C, uma praia de areia com profundidade rasa e ondas rápidas. Também é necessário um núcleo sobre o qual os pedacinhos de gelo irão se aglomerar, como por exemplo, as pedras da areia da praia. Esse fenômeno também foi observado nos grandes lagos dos Estados Unidos. O outono é a época do ano em que eles se desenvolvem.