ZCAS perde intensidade, mas chuvas podem ocorrer de forma volumosa

Nos próximos dias o sistema ZCAS continua atuante e se desloca um pouco para norte, concentrando as chuvas no Centro-Norte do país. Já no Centro-Sul, o tempo segue firme e quente.

alerta, tempo severo
ZCAS continua a contribuir para chuvas volumosas apesar do início da sua desintensificação. Há alerta para temporais.

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vem atuando desde o último domingo (06) e provocando chuvas em boa parte do país, com destaque para a Região Sudeste, onde se registrou no período de 72h acumulados bem acima de 100 mm, segundo as estações do Inmet, no Rio de Janeiro, sul e sudeste de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e em municípios paulistas próximos aos extremo sul mineiro. De maneira geral, as chuvas vêm ocorrendo de forma abrangente e com maior intensidade no período da tarde.

Alertas e destaques até a sexta-feira

A baixa pressão, que se formou, na última terça-feira (08) próximo à costa do Sudeste, se mantém atuante um pouco mais afastada do continente e com características extratropicais, favorecendo a manutenção da zona de convergência sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Previsão de chuvas de moderada intensidade pela manhã no noroeste de Minas Gerais, metade norte de Goiás, sul do Tocantins e nordeste do Mato Grosso. Na região metropolitana de Belo Horizonte, no leste mineiro, norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e de forma isolada.

A partir do início da tarde, as instabilidades ganham intensidade e chuvas intensas, com possibilidade de temporais, passam a ocorrer em todo o estado do Mato Grosso, em Rondônia, norte de Goiás e de Minas Gerais, e no Rio de Janeiro.

A partir da metade do período, há alerta de temporais, para todo o território mineiro, o Espírito Santo, Rio de Janeiro, norte paulista, oeste da Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, estado do Pará, Rondônia e centro-leste do Amazonas. Para o restante do estado paulista, o Mato Grosso do Sul e Região Sul, o tempo firme predomina, com temperaturas elevadas e sol entre nuvens em toda a faixa leste.

Na quinta-feira (09), mesmo com o afastamento do ciclone extratropical, a sua frente fria associada, contribui para a manutenção da convergência de umidade. A condição é bastante semelhante à do dia anterior, com chuvas de moderada intensidade ocorrendo já pela manhã no norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.

No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem levando potencial para a ocorrência de temporais nas mesmas regiões. A novidade fica para a probabilidade de pancadas isoladas por volta do fim do dia no sul de São Paulo, leste do Paraná e norte de Santa Catarina.

Na sexta-feira (11), o ciclone extratropical já se encontra mais afastado no oceano, o que proporciona uma desorganização da convergência de umidade, além do fato de haver uma frente fria sobre o Uruguai, que favorece a divisão do escoamento em 850 hPa, promovendo a redução do transporte de umidade para o Brasil Central.

Assim, as chuvas pela manhã diminuem, mas ainda podem ocorrer com moderada a forte intensidade sobre o estado do Mato Grosso. No período da tarde, o calor e a umidade remanescente proporcionam o desenvolvimento de instabilidades, que podem provocar chuvas isoladas na forma de temporais em todo o Centro-Oeste, Sudeste, se espalhando para o norte e leste do Paraná. No restante da Região Sul, o tempo segue firme, ensolarado e bastante quente.