Volta a chover no Centro-Sul do Brasil

Na próxima semana uma frente fria se forma sobre a Região Sul, provocando temporais e potenciais quedas de granizo. Há previsão, também, para o retorno do frio por volta da terça-feira (12).

Temporais estão previstos para o início da próxima semana.

A partir de hoje (09) as temperaturas se elevam mais ao longo do dia, devido ao afastamento da massa de ar polar para o oceano, o que contribui para a atuação de ventos de norte em toda a Região Sul e nos estados do MS e de SP. Predomínio de tempo seco em praticamente todo o país, com exceção para o leste do Nordeste, onde há bastante transporte de umidade do oceano, o que deixa o tempo nublado e chuva de fraca a moderada intensidade no sul da BA até Salvador. A chuva diminui a partir do final da tarde.

No domingo (10) a atmosfera na Região Sul passa a ficar mais instável e, durante a madrugada, a nebulosidade aumenta provocando chuva fraca já ao amanhecer no sul do PR, meio oeste de SC, norte e nordeste do RS, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. No decorrer do dia as instabilidades ganham força e, a partir da tarde, há potencial para chuva forte em SC e no RS, ocorrendo com maio intensidade na parte da noite. As temperaturas ficam mais elevadas, trazendo uma sensação mais agradável.

Previsão do acumulado de chuva do sábado (09) até a noite de terça-feira (12), segundo o modelo ECMWF.

Na madrugada de segunda-feira (11), uma área de baixa pressão, que estava ao norte da Argentina, se desloca em direção ao RS, deixando o tempo nublado e chuvoso ao longo do dia, com risco para queda de granizo na parte da manhã. Em SC, começa a chover já pela manhã, mas de forma mais amena. No fim do período e início da tarde a chuva ganha intensidade, trazendo, também, risco para temporais e granizo no meio oeste catarinense. No PR, chove pela manhã no extremo oeste e sul do estado e, a partir da tarde, passa a ocorrer de forma mais isolada nas demais regiões.

Na madrugada de terça-feira (12) a frente fria já está formada e a metade Sul do RS, recebe ventos de mais frios, contribuindo para o retorno da sensação de frio. O dia começa com bastante chuva sobre entre o norte do RS e a metade sul do MS, com temporais ocorrendo no PR, sul e oeste sul-mato-grossense. No decorrer do dia o sistema avança em direção ao Sudeste, provocando chuva forte a partir da tarde no estado de SP e mantendo o tempo instável em SC, PR e MS. Já no RS, o tempo fica mais firme devido à atuação de uma massa de ar polar, que também contribui para o retorno do frio em todo o estado.