Últimos dias do ano com avanço de frente fria e alerta de temporais

Uma frente fria avança nos próximos dias pelo Sul do país e contribui para chuvas ocorrendo na forma de temporais, bem como para a redução das temperaturas. Parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste também possuem alerta para chuvas intensas.

frente fria, virada do ano, temporais
Frente fria avança pelo Região Sul, chegando ao Sudeste, proporcionando diminuição das temperaturas e, principalmente, a ocorrência de chuvas intensas

Para os próximos dias há a manutenção da umidade no Centro-Sul do país, com a atuação de uma região de cavado e, posteriormente, de uma frente fria. Boa parte da Região Nordeste, norte do Sudeste e leste das regiões Centro-Oeste e Nordeste continuam com predomínio de tempo seco e quente.

Alertas e destaques

Nesta quarta-feira (30), uma região de cavado mantém o tempo instável nos estados do Paraná, São Paulo, do Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais, com chuvas isoladas já pela manhã, principalmente no território paulista, mato-grossense-do-sul e mineiro. No período da tarde e fim do dia, as chuvas ganham abrangência e intensidade, deixando em alerta as regiões citadas além do Triângulo Mineiro e sul de Goiás.

Nos próximos dias, os alerta para a ocorrência de temporais e chuvas volumosas se concentram no período da tarde para o Centro-Sul do país, com a inclusão do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro.

No restante da Região Sul, o sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de pancadas isoladas entre o meio da tarde e o fim do dia em praticamente todas as regiões de Santa Catarina, com exceção da porção sul, e no centro-norte e sul do Rio Grande do Sul.

Tempo seco e quente se mantém para o centro-leste do Pará, Tocantins, leste do Mato Grosso, Goiás, restante do estado de Minas Gerais, no Espírito Santo e praticamente todo o Nordeste.

Na quinta-feira (31), o destaque fica para o avanço de um frente fria já pela madrugada, que provoca chuvas de moderada a forte intensidade, acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos, que podem provocar estragos em todo o Rio Grande do Sul e oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Pela manhã, a frente fria se encontra mais para norte contribuindo para chuvas de fraca a moderada intensidade no norte e leste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, metade sul do Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo.

Com o avança da frente fria, uma massa de ar frio passa a atuar em boa parte da Região Sul, proporcionando uma condição mais amena e até mesmo de frio pela manhã e durante a noite no Rio Grande do Sul.

No período da tarde, as chuvas ganham intensidade e levam potencial para transtornos como alagamentos e inundações desde o nordeste gaúcho até o norte do Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais, incluindo o Rio de Janeiro. Os maiores acumulados são esperados para o estado de São Paulo, norte do Paraná e sudeste do Mato Grosso do Sul.

No primeiro dia do ano de 2021, a frente fria se encontra mais afastada no oceano e na altura do estado de São Paulo. O dia fica nublado desde o norte do Rio Grande do Sul até o norte do Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no leste paulista e do Paraná, e fracas no interior de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

A partir do meio da tarde, há alerta de temporais isolados desde o norte e leste catarinense até o sul de Goiás e o norte do Mato Grosso. Os maiores acumulados e chuvas mais abrangentes ocorrem no leste e norte do Paraná, no estado de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro.