Último fim de semana de junho: formação de ciclone e alertas de mais chuvas intensas; veja as áreas em risco

A formação de um ciclone neste final de semana traz chuvas intensas para a região Sul e fecha o mês de Junho com acumulados altos, que podem causar mais transtornos.

Nesta sexta-feira (27), os resquícios de uma frente fria estarão formando chuvas fracas a moderadas em uma faixa que compreende o sul do Mato Grosso do Sul, o Paraná e o sul e leste de São Paulo, além de haver possibilidade de chuva fraca em Santa Catarina.

No entanto, os acumulados não serão tão volumosos, permanecendo abaixo dos 50 mm totais, enquanto no restante dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a tendência principal é de tempo firme e seco. Essa situação está trazendo um breve alívio para a região, mas infelizmente as chuvas retornam já neste fim de semana.

Tempo muda com formação de ciclone no sábado

No entanto, ao longo do sábado (28), um cavado (uma área alongada de baixa pressão atmosférica associada a tempo instável e propenso à formação de nuvens e chuva) começará a se aprofundar sobre a região Sul, causando tempestades mais intensas no centro-sul do Paraná, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Previsão de probabilidade de chuva no sábado durante a tarde
Previsão de probabilidade de chuva no sábado durante a tarde mostra chuvas se formando em praticamente todo o território do Rio Grande do Sul, que será afetado por acumulados expressivos.

No domingo (29), esse cavado se transformará em um ciclone, com centro na altura do Rio Grande do Sul, e sua frente fria associada avançará em direção norte, causando chuvas fortes no centro-norte do estado gaúcho, em seguida em Santa Catarina e também no Paraná. Além da chuva forte, as tempestades serão acompanhadas de ventos intensos de até 100 km/h e descargas elétricas (raio).

Ao longo deste fim de semana, existe risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios em toda a região Sul, especialmente levando em conta que o solo da região ainda carrega muita umidade que não escoou dos últimos episódios de chuva.

No final do domingo, as chuvas mais expressivas continuarão apenas no norte de Santa Catarina e no Paraná, sendo que no restante do território Catarinense e no Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar mais firme e seco.

Previsão de pressão, nebulosidade, ventos e chuva no domingo de manhã.
Previsão de pressão, nebulosidade, ventos e chuva no domingo de manhã mostra o ciclone com centro na altura do RS, e sua frente fria atuando sobre os arredores de SC.

O sistema permanecerá relativamente estacionário sobre o Paraná na segunda-feira (30), causando chuvas moderadas em diversos municípios, inclusive a região metropolitana de Curitiba, o sul do Mato Grosso do Sul e no norte de Santa Catarina.

Em resumo, a formação de um ciclone entre o sábado (28) e o domingo (29) ocasionará a formação de chuvas fortes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, deixando estes estados em alerta. Os maiores acumulados totais serão registrados no norte do Rio Grande do Sul e podem chegar a 150 mm de chuva, mas pontos isolados de Santa Catarina e do Paraná também podem registrar volumes similares de chuva.

Como o tempo vai variar bastante ao longo deste final de semana, vale a pena conferir as previsões de chuva para seu município específico que estão disponíveis aqui no portal da Meteored | Tempo.com. Assim você entende exatamente em quais períodos do dia vai chover na sua cidade.