Tempo severo com chance de granizo ainda deixa alertas na Região Sul

Início de semana com mais alertas de tempo severo na Região Sul. No entanto, apenas o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina serão atingidos por fortes temporais e chuvas intensas.

alerta tempo severo Região Sul
Novos alertas de tempo severo para a Região Sul em virtude da atuação de uma nova frente fria.

No período de 48 horas, entre a última quinta-feira (21) e madrugada de sábado (23), a atuação de uma região de cavado e de uma frente fria provocou chuvas intensas, intensos temporais e queda de granizo nos três estados da Região Sul.

Neste fim de semana, devido ao afastamento do sistema frontal, uma massa de ar frio passou a atuar favorecendo o tempo firme, mas com nebulosidade em boa parte da Região. No domingo (24), o tempo firme predomina em praticamente todo o Sul, somente entre o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, há a possibilidade de chuva muito isolada por volta do fim do dia.

No início da semana, mais uma frente fria se forma e atua no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Um novo episódio de tempo severo deixa alertas nesses dois estados. Confira os detalhes a seguir.

Alertas de tempo severo na Região Sul

Na madrugada da segunda-feira (25) uma sistema frontal se desenvolve sobre o Uruguai e o leste da Argentina, o que traz alerta para chuvas volumosas, granizo e fortes temporais.

Os acumulados podem chegar aos 100 mm no Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul. Não se descarta volumes elevados também para o noroeste e região Central do estado.

No início da manhã, o sistema já contribui para o aumento da nebulosidade alta em boa parte do Rio Grande do Sul e para temporais no extremo oeste e sul do estado. No decorrer do período, a frente fria avança pouco, mas consegue atuar em todo o Oeste, na região Central, na Campanha e no Sul, provocando temporais com probabilidade de queda de granizo.

No período da tarde, as instabilidades pouco avançam e as chuvas intensas se mantêm nas mesmas áreas, o que potencializa o cenário para transtornos como alagamentos e inundações. Mais para o fim do período, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais no norte e na região metropolitana de Porto Alegre. No período da noite, as instabilidades conseguem atingir o restante do estado, porém com menor intensidade.

Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme predomina com muita nebulosidade no leste e baixa probabilidade de chuva fraca.

Divergência em Altos Níveis, escoamento intenso em 850 hPa, favorecendo o transporte de umidade, e as temperaturas mais elevadas proporcionam alertas para intensos temporais e queda de granizo.

Na terça-feira (26), a frente fria se afasta para o oceano, mas mesmo assim contribui para o tempo instável no Rio Grande do Sul. Pela manhã, há alerta de temporais na região Central, Norte e Leste do estado. Chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem no Sul e Campanha mais para o fim do período.

No oeste e sudoeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina na madrugada e o início da manhã há a possibilidade de temporais pontuais.

No período da tarde, os núcleos de chuvas mais intensos se concentram na metade norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de atuar no oeste de Santa Catarina e regiões de divisa entre os dois estados. Caminhando para o fim do dia e noite, o tempo volta a ficar mais firme.

Nas demais regiões catarinenses e no Paraná, mais um dia de tempo firme e com maior concentração nas áreas do leste. Possibilidade de chuva fraca somente durante a noite no norte catarinense e na região da Serra do Mar e litoral do Paraná.