Temperaturas em elevação e avanço de uma frente fria no fim da semana

Semana de mudança de padrão com o avanço de um frente fria mais para o fim da semana. Até lá, o tempo firme e quente predomina. Confira os detalhes e os mapas de previsão.

Mudanças do tempo, previsão do tempo
Bloqueio ainda proporciona tempo firme e quente até meados da semana. Na segunda parte, uma intensa frente fria leva potencial para temporais.

O bloqueio atmosférico que vem atuando desde o início da semana passada está com os dias contados. O avanço de uma frente fria na segunda metade desta semana representa uma mudança de padrão para o Centro-Sul do país, de seco e quente para frio e úmido.

Mas o que vem proporcionando esse tipo de comportamento da atmosfera na América do Sul? Sempre existem vários fatores, mas há aqueles que em certos períodos exercem maior influência, e desta vez é a Oscilação Antártica (AAO).

No gráfico acima podemos observar valores positivos e um forte tendência positiva no final de Maio e no início de Junho que contribuíram para o deslocamento dos sistemas de baixa pressão mais para sul e, consequentemente, os de alta pressão mais para norte, favorecendo à formação de um bloqueio atmosférico.

Para os próximos dias há a previsão de uma forte tendência de negativa, que já está em curso, e que representa o enfraquecimento do bloqueio e uma condição mais favorável para o avanço de sistemas frontais e de massas de ar polar.

Destaques da previsão do tempo

Até a quarta-feira (24) o mesmo padrão se mantém, com a condição de bloqueio ainda atuante, o que favorece o posicionamento mais ao sul do oceano e mais próximo do Brasil da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Assim, os ventos de leste continuam a transportar um ar mais úmido para o leste do Nordeste deixando o tempo nublado e com chuvas ao longo do dia, alternando de intensidade, desde o sul da Bahia até o Recife.

Para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, esse padrão favorece a atuação dos ventos de norte, que transportam um ar mais quente, resultando em aumento gradativo das temperaturas, de um dia para o outro, e para a sensação de calor ao longo do dia.

Somente no sul e no oeste do Rio Grande do Sul, que os sistemas que não conseguem avançar, trazem potencial para pancadas de chuvas.

O avanço da frente fria

A partir da fim da manhã da quarta-feira (24), uma região de cavado consegue se deslocar um pouco para norte e, na parte da tarde, há risco para temporais no sul do Rio Grande do Sul e na região da Campanha Gaúcha.

No entanto, é durante a madrugada de quinta-feira (25), que à região de cavado se intensifica evoluindo para um sistema de baixa pressão, que contribui para a canalização da umidade e para o desenvolvimento de nuvens. Assim, há potencial para temporais localizados durante à manhã em todo o Rio Grande do Sul e oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Ao longo do dia, uma frente fria se forma e avança para o restante da Região Sul, oeste de São Paulo e Sul do Mato Grosso do Sul. Esse avanço continua até o fim de semana, com o sistema atingindo o sul da Bahia e provocando chuvas intensas no seu caminho.

Concomitante, uma massa de ar polar também se desloca para norte estabilizando a atmosfera, porém, derrubando as temperaturas e trazendo de volta a sensação de frio para todo o Centro-Sul.