Como fica o tempo no Natal: calor de 40°C e alerta de chuvas pelo Brasil; confira

A semana do Natal terá presença de instabilidades espalhadas pelo Brasil e de tempo firme em diversos estados. Nos próximos dias há alertas para calor de 40°C e de chuvas intensas.

    Os dias que antecedem o Natal começaram agitados, com chuvas intensas ocorrendo sobre o noroeste do Rio Grande do Sul, provocando diversos estragos e prejuízos. Além disso, instabilidades seguem espalhadas pelo Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

    Por outro lado, o tempo firme e as altas temperaturas têm tomado conta do Sudeste do Brasil. A presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) tem mantido o tempo seco e dificultado a formação de nuvens na região. Mas, nos próximos dias, isso continua?

    Veja agora a previsão do tempo para esta quarta-feira (24) e quinta-feira (25).

    Quarta e quinta-feira com tempo fechado em parte da Região Sul

    A quarta-feira (24) amanhece com uma espessa camada de nebulosidade atuando sobre o estado gaúcho. Há previsão de chuvas já na primeira parte do dia, com intensidades variando entre moderadas e fortes na faixa que vai de Porto Alegre/RS ao noroeste do estado.

    Ao longo da tarde desta quarta-feira (24), as chuvas se espalham pelos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A precipitação virá acompanhada de descargas elétricas e trovoadas.

    As áreas mais afetadas ficam por conta do sul gaúcho, além dos municípios localizados na fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os modelos indicam, ainda, que Florianópolis/SC pode registrar chuvas intensas.

    Probabilidade de chuva sobre a Região Sul nesta quarta-feira (24).
    Probabilidade de chuva sobre a Região Sul nesta quarta-feira (24).

    Durante a noite da véspera de Natal, as chuvas diminuem sua área de atuação, mas ainda ocorrem sobre a faixa central do Rio Grande do Sul. Até o amanhecer da quinta-feira (25), as chuvas voltam a ganhar força e podem provocar estragos e prejuízos em Porto Alegre/RS e na Região Metropolitana, além do noroeste do estado.

    As chuvas da quarta (24) e quinta-feira (25) ficam bastante concentradas nas áreas do noroeste e norte gaúcho, além de pontos do oeste e sul de Santa Catarina. Há alertas para chuvas intensas e tempestades sobre o oeste e sudoeste do Paraná, com maior risco no noroeste do estado.

    Precipitação prevista para a tarde de quinta-feira (25) para a Região Sul..
    Precipitação prevista para a tarde de quinta-feira (25) para a Região Sul..

    Dessa forma, os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem permanecer em alerta devido às chuvas intensas e aos riscos de tempestades na tarde desta quarta (24) e quinta-feira (25). No Paraná, há possibilidade de tempestades isoladas, o que também exige atenção dos moradores.

    Centro-Oeste, Norte e Nordeste com pancadas de chuva

    Esta quarta-feira (24) e quinta-feira (25) terão chuvas espalhadas por boa parte do Brasil. No Centro-Oeste, as precipitações ocorrem com maior intensidade no período da tarde, emitindo alertas para alguns municípios onde há riscos de tempestades, principalmente aqueles localizados a oeste da região, no norte do Mato Grosso e em pontos do centro de Goiás.

    Pancadas de chuva estão previstas para Goiânia/GO, tanto na quarta (24) quanto na quinta-feira (24), e em Cuiabá/MT, na quinta-feira (25). Já em Campo Grande/MS, o tempo permanece mais aberto, com a presença de algumas nuvens.

    Água precipitável mostra os locais com maiores chances de chuvas volumosas nesta quarta-feira (24).
    Água precipitável mostra os locais com maiores chances de chuvas volumosas nesta quarta-feira (24).

    Na Região Norte, as chuvas ocorrem em áreas mais amplas nesta quarta-feira (24), com exceção de Roraima, onde o céu permanece encoberto, mas sem grandes volumes. Há riscos de chuvas intensas e tempestades nos demais estados da região.

    Na quinta-feira (25), dia de Natal, as chuvas se concentram no oeste do Amazonas, além dos estados do Acre e de Rondônia. Já no Pará, Tocantins e Amapá, as chuvas ocorrem de forma mais isolada. Em ambos os dias, há previsão de chuva para todas as capitais da Região Norte, com possibilidade de forte intensidade, aumentando o potencial para transtornos.

    Precipitação prevista para a tarde de quinta-feira (25).
    Precipitação prevista para a tarde de quinta-feira (25), segundo o modelo ECMWF.

    Nem mesmo o Nordeste escapa das pancadas de chuva nesta véspera de Natal. O oeste da Bahia, o sul do Maranhão e o Piauí são as áreas com maiores chances de chuva nesta quarta-feira (24). Na quinta-feira (25), o tempo fica parcialmente nublado, inclusive nas capitais, com temperaturas próximas dos 30°C.

    Altas temperaturas em parte do Centro-Oeste e Sudeste

    Enquanto algumas partes do país experimentam temperaturas mais amenas e chuva, não se pode dizer o mesmo do leste do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nessas localidades, a atuação do VCAN favorece a manutenção do tempo estável e a permanência das altas temperaturas.

    Nesta quarta-feira (24), a previsão é de tempo firme nesses estados, com temperaturas acima dos 34°C em todo o estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e no leste sul-mato-grossense. No Espírito Santo, as temperaturas se aproximam dos 32°C.

    Temperatura prevista para a tarde de quinta-feira (25).
    Temperatura prevista para a tarde de quinta-feira (25).

    A tarde de Natal (25) será marcada por calor intenso, com temperaturas que podem chegar aos 40°C no Rio de Janeiro. Nos demais municípios da região, os termômetros também registram valores elevados, próximos dos 38°C. Confira as temperaturas previstas para as capitais neste Natal (25):

    • Belo Horizonte/MG - Mín.: 19°C / Máx.: 31°C
    • Vitória/ES - Mín.: 23°C / Máx.: 30°C
    • Rio de Janeiro/RJ - Mín.: 24°C / Máx.: 34°C
    • São Paulo/SP - Mín.: 23°C / Máx.: 35°C

    Dessa forma, o feriado será marcado por muito calor e temperaturas elevadas, cenário propício para aproveitar praias, piscinas e cachoeiras, sempre com cuidado e cautela. A umidade relativa do ar estará mais baixa e, com o calor intenso, o risco de desidratação aumenta.