SP vai enfrentar calor de mais de 40°C e elevado risco de tempestades na mudança de mês; veja a previsão

Massa de ar quente e seco atua em São Paulo nos últimos dias de novembro, antes de uma virada intensa no tempo na próxima terça-feira devido à formação de um novo ciclone.

Nos últimos dias do mês de novembro, as temperaturas entram em elevação no estado de São Paulo, com máximas chegando na casa dos 40°C e até ultrapassando este valor em algumas localidades.

Contudo, a partir da noite de segunda-feira (1º de dezembro), o tempo começa a mudar na região, e na terça-feira (2) é esperada uma virada intensa no tempo devido ao processo de formação de um novo ciclone.

O calor que vai ser sentido no estado nestes últimos dias vai potencializar as condições para tempestades e chances de granizo no início da próxima semana. Confira mais detalhes abaixo.

Calor de mais de 40°C nos próximos dias

Uma massa de ar quente e seco vai predominar no estado de São Paulo nos próximos dias. No final de semana, assim como na segunda-feira (1º de dezembro), as temperaturas ficarão bem elevadas, com máximas em torno de 40°C e podendo chegar aos 42°C na segunda-feira (1º), antes da virada no tempo.

O sábado (29) será de tempo firme e com pouca nebulosidade sobre o estado, deixando o dia com maior presença de Sol. As temperaturas se elevam ao longo do dia, e as máximas ficam acima dos 29°C em praticamente todo o estado, com exceção do extremo litoral norte, onde variam entre 21°C e 25°C.

Previsão das temperaturas máximas (em °C) na tarde (15h) do sábado (29), segundo o modelo europeu ECMWF.

As temperaturas máximas serão mais elevadas na metade oeste de São Paulo, variando entre 37°C e 39°C, mas podendo alcançar os 40°C na região de Presidente Prudente. Na capital paulista, a máxima do sábado será de 31°C.

No domingo (30), as condições do tempo serão semelhantes ao dia anterior. As temperaturas continuam em elevação e ficam acima dos 31°C na maior parte de São Paulo. Novamente, as máximas mais elevadas serão registradas na faixa oeste, com valores entre 38°C e 40°C, e pontualmente chegando aos 41°C na região de Presidente Prudente e em São José do Rio Preto. A capital paulista marcará máxima de 34 °C.

O calor vai predominar sobre o estado de São Paulo nos próximos dias, com máximas de até 40ºC neste final de semana e até 42°C na segunda-feira (1º), antes da forte virada no tempo.

O primeiro dia de dezembro (segunda-feira) começa com tempo firme e um aumento de nebulosidade em relação aos dias anteriores, o que deixa uma sensação de abafamento em São Paulo.

O calor aumenta mais ainda, e as temperaturas máximas ficam acima dos 34°C na maior parte do estado, e variam entre 40°C e 42°C no oeste, regiões de Presidente Prudente e Marília. São Paulo capital marcará máxima de 36°C na segunda-feira (1º).

Previsão das temperaturas máximas (em °C) na tarde (15h) de segunda-feira (1º de dezembro), segundo o modelo europeu ECMWF.

Na noite da segunda-feira (1º), a mudança no tempo começa a aparecer, quando são esperadas algumas instabilidades no norte do estado.

Virada intensa no tempo na próxima terça-feira

O desenvolvimento de um novo ciclone sobre o oceano Atlântico, na altura da Região Sul do Brasil, entre a madrugada e a manhã da terça-feira (2) vai trazer condições para chuvas intensas e tempestades em São Paulo neste início de dezembro. E as temperaturas diminuem em todo o estado, mas não a ponto de fazer um friozinho.

Previsão de precipitação (em mm) para a tarde (15h) de terça-feira (2), segundo o modelo europeu ECMWF.

Na manhã da terça-feira (2), a previsão indica chuvas de até moderada intensidade na parte oeste de São Paulo.

Ao longo do dia, as instabilidades avançam para as demais áreas do estado, e há riscos de chuvas localmente intensas acompanhadas por tempestades, conforme podemos ver no mapa abaixo.

Previsão de densidade de raios para o final da tarde (18h) de terça-feira (2), segundo o modelo europeu ECMWF.

Também há chances de queda de granizo em áreas pontuais do estado. E atenção, estas tempestades podem trazer riscos de enchentes e de alagamentos.