Veranico já está em curso e ar quente se espalha pelo Brasil a partir desta segunda-feira, 18

Nos próximos dias, as temperaturas vão subir em boa parte do Brasil e o calor pode chegar aos 40°C. Confira os detalhes.
Padrão vai mudar nos próximos dias em boa parte do Brasil. O ar quente do centro-norte do país vai se espalhar para o centro-sul, favorecendo o padrão de temperaturas acima da média para a época no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste.
Esse padrão de temperaturas mais elevadas pode ser classificado como um período de veranico e, até mesmo, de onda de calor caso a temperatura média for superior a 5°C aos valores climatológicos em um período de 5 dias.
O modelo ECMWF, mostra essa possibilidade de classificação de onda de calor para o norte do Paraná, para o interior do estado de São Paulo e região entre o nordeste do Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás. Nessas áreas, as temperaturas passam facilmente dos 30°C, podendo atingir os 38°C até a próxima sexta-feira (22).

A seguir trazemos os detalhes da previsão e os mapas de temperatura, que mostram as regiões com as maiores temperaturas.
Como será a semana de veranico
Na segunda-feira (18), a massa de ar polar, mesmo no oceano, ainda consegue transportar o ar frio para o sul e leste da Região Sul, para o leste do Sudeste e, até mesmo, do Nordeste. Além disso, o sistema favorece o tempo mais fechado e com chuva fraca no leste de Santa Catarina, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no sul da Bahia.
No entanto, no oeste de Santa Catarina, no norte e oeste do Paraná, interior do Sudeste, no Centro-Oeste, Região Norte e interior do Nordeste, as temperaturas passam dos 30°C, com valor máximo de 39°C para a capital Cuiabá.

Na terça-feira (19), o processo de formação de um ciclone entre a Região Sul, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai, vai favorecer o aumento da intensidade do escoamento de norte que, por sua vez, aumenta o transporte do ar mais quente para o centro-sul do Brasil.
As temperaturas no leste da Região Sul, continuam mais baixas, mas no leste do Sudeste já se começa a registrar um bom incremento térmico, com destaque para o estado de São Paulo, com máxima de 27°C previstos para a capital paulista e 36°C no oeste do estado.
Nas demais localidades, do interior do Brasil, as temperaturas continuam passando com facilidade dos 30°C, atingindo os 39°C em Mato Grosso.
Na quarta-feira (20), o ciclone está formado e sua frente fria consegue atuar no Sudeste e no Centro-Oeste, com ar frio influenciando o Sul e, consequentemente, baixando as temperaturas em praticamente toda a Região, com exceção do leste de Santa Catarina, onde as temperaturas podem atingir os 29°C na porção mais ao norte.

No Sudeste, as temperaturas máximas ficam próximas dos 30°C nas regiões do leste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No interior até o oeste de Minas Gerais, as máximas variam de 32 a 36°C, com exceção da região de Belo Horizonte, onde as temperaturas ficam em torno dos 26°C.
No Centro-Oeste, Região Norte e interior do Nordeste, as temperaturas continuam bastante elevadas. O destaque fica para o Mato Grosso do Sul, onde a massa de ar frio e a frente fria baixam as temperaturas, que não passam dos 25°C até a região de Campo Grande.
Na quinta-feira (21), a influência da massa de ar frio e da frente fria diminui muito pelo fato de os sistemas passarem de forma mais rápida. Assim, as temperaturas voltam a subir em boa parte do centro-sul, com exceção dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná, as máximas voltam para patamares um pouco abaixo dos 30°C.

No Sudeste, temperaturas acima dos 30°C para todo o estado de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo. No Rio de Janeiro, os ventos de sul passam a influenciar e as máximas não passam dos 25°C.
No restante do Brasil, o calor continua com força, com valores máximos de 37 a 39°C. No Mato Grosso do Sul, o calor de 30°C retorna para todo o estado.
Na sexta-feira (22), as temperaturas aumentam e pode ser o dia mais quente da semana para o Paraná, Região Sudeste e Centro-Oeste. Devido à atuação de uma frente fria sobre o estado do Rio Grande do Sul e de parte de Santa Catarina, o transporte de calor volta a ganhar força e o ar quente fica empoçado entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No Paraná, as temperaturas máximas podem chegar aos 35°C no norte do estado e ficar em torno dos 28°C na região de Curitiba.
No Sudeste, o calor passa dos 30°C em todo o estado de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais, com máximas de até 36°C. Na capital paulista, as temperaturas podem atingir os 33°C; em Belo Horizonte, os 28°C; no Rio de Janeiro, variam de 27 a 31°C; e em Vitória, os 27°C.
Nas demais regiões, as temperaturas atingem outros patamares, ficando acima dos 36°C em várias localidades. Mas é no Mato Grosso que as máximas podem variar de 38 a 40°C.
Nos dias seguintes, a frente fria na Região Sul avança e muda o tempo em algumas localidades do leste do Sudeste e no Mato Grosso do Sul. Posteriormente, uma massa de ar mais frio consegue baixar as temperaturas máximas em até 10°C.