Sexta-feira: frente fria chega à SP e nova queda de temperatura atinge o centro-sul do Brasil; veja o que esperar

A sexta-feira contará com a presença de uma frente fria sobre os estados do centro-sul do Brasil. Além disso, o sistema é seguido por uma massa de ar frio que causa no queda nas temperaturas

    Aos poucos junho vai se despedindo, o mês foi marcado por chuvas intensas na Região Sul e temperaturas negativas em diversos municípios do país. Os sistemas conseguiram avançar sobre o centro-sul do Brasil, o que deixou o mês muito agitado.

    No entanto, como ainda faltam alguns dias para a chegada do próximo mês, junho nos reserva algumas surpresas. Nesta sexta-feira (27) a frente fria que se formou sobre o Sul do Brasil avança pelos estados brasileiros e provoca chuvas. Em adição, o sistema frontal é acompanhado de perto por uma nova massa de ar polar que causa queda nas temperaturas.

    Ainda nesta sexta (27), o sistema frontal vai chegar à Região Sudeste e provoca mudanças no tempo, São Paulo/SP pode registrar chuvas. Nova massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil e provoca queda nas temperaturas e aumenta riscos de geadas.

    Confira a previsão do tempo com mais detalhes para amanhã (27).

    Frente fria chega ao Sudeste nesta sexta

    A nova frente fria que se formou no decorrer desta madrugada (26) sobre a Região Sul do Brasil, avança e chega ao Sudeste no final da noite desta quinta-feira (26) e início da madrugada de sexta-feira (27). A previsão realizada pelo modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica chuvas ocorrem com intensidades mais fortes já nas primeiras horas do dia.

    Durante a madrugada, pancadas de chuva ainda são previstas para pontos isolados da Região Sul como para o norte do Estado do Paraná e nordeste de Santa Catarina. Há previsão de chuvas para o Sudeste, principalmente no sul de São Paulo, em destaque os municípios que ficam próximos à divisa.

    Mapa de precipitação prevista para a madrugada de sexta-feira (27).
    Mapa de precipitação prevista para a madrugada de sexta-feira (27).

    Algumas dessas cidades ficam em atenção, devido a possibilidade de chuvas intensas, que em sua grande maioria vem acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento mais fortes. Entre elas temos Joinville/SC, Londrina/ PR e Assis/SP.

    No decorrer das horas, já no período da manhã, o sistema avança para áreas da Região Sudeste em especial sobre o Estado de São Paulo e no litoral. Em grande parte do litoral paulista o tempo fica fechado pela manhã e possibilidade de pancadas de chuva, em especial na Baixada Santista onde as chuvas podem ser intensas.

    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de sexta-feira (27), segundo o modelo ECMWF.
    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de sexta-feira (27), segundo o modelo ECMWF.

    A partir da tarde desta sexta-feira (27) as chuvas se espalham pelo estado de São Paulo e afetam também a capital paulista. Há previsão de chuvas intensas e fortes para a região que podem acarretar em transtornos como alagamentos de alguns pontos de São Paulo/SP. Há riscos de tempestades isoladas no interior, caso de Botucatu/SP, Itapetininga/SP e Sorocaba/SP.

    Os maiores volumes vão ocorrer no noroeste paranaense (40 mm) e na região de Botucatu/SP onde a quantidade de chuva varia entre 15 e 30 mm. Na capital São Paulo/SP, os maiores volumes previstos ficam por conta da Zona Sul da cidade com 10 mm.

    Nova massa de ar frio chega ao Sul do Brasil

    Após dias com frio muito intenso na Região Sul do Brasil e uma pequena elevação nas temperaturas, uma nova massa de ar frio chega à região e causa nova queda de temperaturas nesta sexta-feira (27).

    Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa para o sexta-feira (27), segundo o modelo ECMWF.
    Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa para o sexta-feira (27), segundo o modelo ECMWF.

    A frente fria que se encontra sobre o norte do estado gaúcho possui em sua retaguarda um sistema de alta pressão que traz ar frio e seco de latitudes mais ao Sul do planeta. Com essas características a massa de ar avança pelo Rio Grande do Sul e provoca queda nas temperaturas já nas próximas horas.

    O amanhecer de sexta-feira (27) será gelado em Bagé/RS com mínima prevista de 2°C. Na porção central do estado gaúcho as temperaturas sobem um pouco e variam entre 3°C e 5°C. Não são descartadas novas ocorrências de geadas, principalmente em municípios próximos à divisa com o Uruguai.

    Temperatura mínima prevista para o centro-sul do Brasil na manhã de sexta-feira (27).
    Temperatura mínima prevista para o centro-sul do Brasil na manhã de sexta-feira (27).

    Durante a tarde as temperaturas continuam amenas, máxima prevista de 14°C em Porto Alegre/RS e em Santa Maria/RS. No decorrer do dia a massa de ar frio chega a Santa Catarina e deixa Florianópolis/SC com máxima de apenas 17°C. Outras cidades do Sul do Brasil terão temperaturas amenas, caso de Joinville/SC com 18°C e na capital Curitiba/PR a máxima não supera os 20°C.