Quinta-feira com formação de nova frente fria no Sul do Brasil: INMET emite alertas de chuvas intensas

O tempo estável no Sul do Brasil está com os dias contados. Nesta quinta-feira a formação de uma nova frente fria traz riscos de chuvas intensas para a região, o INMET emitiu alerta amarelo e laranja.
- Veja também: Safra em xeque: aprendizado de máquina revela gatilhos climáticos que tiram comida do prato
Após alguns dias de tempo estável na Região Sul, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que uma nova frente fria se forma sobre a região ao longo desta quinta-feira (26) e aumenta os riscos de chuvas intensas com potencial para transtornos e tempestades pontuais.
Para esta quinta-feira (26), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para ocorrência de chuvas intensas na faixa norte do Rio Grande do Sul e em todo o Estado de Santa Catarina. Além do alerta laranja de perigo para os acumulados de chuva no oeste do Paraná.

Confira conosco a previsão do tempo e como será o avanço desta nova frente fria sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira (26).
Com potencial para transtornos frente fria se forma nesta quinta-feira
Na madrugada desta quinta-feira (26) uma nova frente fria começa a se formar sobre a Região Sul do Brasil com potencial para provocar transtornos e tempestades nos três estados. As primeiras pancadas de chuva são previstas para o sul do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e, praticamente, em todo o Estado de Santa Catarina.
As chuvas intensas da madrugada ocorrem no sul do estado gaúcho, em Pelotas/RS, por exemplo, as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e de descargas elétricas. Situação parecida com o oeste do Paraná, em Cascavel/PR as rajadas de vento superam os 40 km/h.

Logo pela manhã, as chuvas se espalham pelo norte do Rio Grande do Sul, grande parte do Estado de Santa Catarina, com exceção da porção norte, além do sul e oeste paranaense. Nos municípios próximos à divisa com o Paraguai e Argentina, há previsão de chuvas com forte intensidade e tempestades isoladas.
No decorrer da tarde de quinta-feira (26), a frente fria se desloca em direção ao oceano Atlântico, mas ainda terá muita influência sobre os estados do Sul do Brasil. Tanto é que as chuvas com maior potencial para transtornos vão ocorrer no noroeste do Rio Grande do Sul, no sul de Santa Catarina, noroeste e oeste do Paraná.

Grandes cidades estão na lista de alerta amarelo do INMET como Criciúma/SC, Passo Fundo/RS, Caxias do Sul/RS, Joinville/SC, que indica que o acumulado de precipitação pode chegar aos 50 mm/dia, além de rajadas de ventos entre 40 e 60 km/h.
Já nas cidades de Chapecó/SC, Cascavel/PR e São Miguel do Oeste/SC há riscos de chuvas com acumulados de 100 mm/dia e as rajadas de vento ficam próximas a 100 km/h, com isso o INMET emitiu alerta de perigo para essas áreas.

O acumulado de chuva previsto para a região Sul se concentra em Santa Catarina e no Estado do Paraná. Em alguns pontos isolados a quantidade de chuva fica próxima aos 90 mm entre hoje (25) e amanhã (26). No estado gaúcho, o volume chega aos 40 mm em Erechim/RS, aos 72 mm em São Miguel do Oeste/SC já no estado catarinense e 86,6 mm em Dois Vizinhos/PR.
Com os riscos de chuvas intensas também há potencial para transtornos, isso ocorre pois, o solo se encontra saturado e em alguns casos podem ocasionar movimentos de massa e facilita o aumento dos níveis dos rios, principalmente em áreas que registraram grandes volumes pluviométricos na última semana.