Semana vai terminar com formação de um novo ciclone e vai afetar 7 estados; confira a tendência
A primeira semana de agosto vai contar com a formação de um novo ciclone no final dela. A tendência é de que o sistema avance e mude o tempo em, pelo menos, seis estados brasileiros.
- Veja também: Nova frente fria muda o tempo em SP, RJ, MG e no ES na próxima semana; confira a tendência

Os primeiros dias de agosto começaram agitados com a atuação de um ciclone sobre áreas do Sul do Brasil. O sistema deixa oito estados com riscos para chuvas intensas logo no início desta semana. Mas quem acha que o tempo fica firme por muito tempo está enganado, um novo sistema está previsto para ocorrer já no final da semana.
A previsão indica que o processo de formação do novo e fraco ciclone começa na quinta-feira (7) e se consolida ao longo do sábado (9). A seguir veja como será o tempo e as áreas afetadas por este sistema.
Fraco ciclone se forma a partir desta quinta-feira
Um novo ciclone começa a se formar próximo a costa do Brasil a partir desta quinta-feira (7), após a previsão de tempo mais estável entre terça (5) e quarta-feira (6). Contudo, o sistema será mais fraco em relação ao registrado neste final de semana. Logo nas primeiras horas da quinta (7) está previsto o aumento de nebulosidade sobre a região Sul do Brasil.

As pancadas de chuva começam durante a tarde em áreas do noroeste do Rio Grande do Sul com possibilidade de tempestades pontuais. Com a chegada da noite, as chuvas perdem intensidade, mas por outro lado se espalham para outras regiões da porção centro-sul do Brasil. Entram na lista, norte e oeste do estado gaúcho, sul de Santa Catarina, oeste do Paraná e pontos do sul do Mato Grosso do Sul.
Durante toda a sexta-feira (8) previsão de muita nebulosidade e chuvas generalizadas sobre o centro-leste de Santa Catarina, além da região de Joinville/SC. Boa parte do Estado do Paraná também possui previsão de chuvas, inclusive na capital Curitiba/PR e cidades próximas à divisa com São Paulo. Além dos municípios da Região Sul, a frente fria causa chuvas em outros dois estados na sexta-feira (8), Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No estado sul-mato-grossense, as chuvas da manhã são previstas para o centro do estado com intensidades que variam entre fracas e moderadas. Em São Paulo, o dia amanhece com tempo fechado, muita nebulosidade e com previsão de chuvas um pouco mais fortes e até mesmo tempestades isoladas sobre a faixa que se estende de oeste ao sul do estado paulista.
Conforme as horas vão passando, a frente fria se desloca para outras áreas da Região Sudeste com previsão de chuva para a capital paulista e outras cidades importantes como Marília/SP, Santos/SP e São José dos Campos/SP. No final da noite, a faixa leste do Brasil tem previsão de chuva leve, desde cidades do norte gaúcho e passa por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e chega ao sul do Rio de Janeiro.

Além do Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais vai registrar pancadas de chuva no decorrer da madrugada até a metade deste sábado (9), em intensidades que variam sobre a região, momentos com fraca intensidade e outros com maior intensidade. No estado fluminense, a frente fria e as chuvas vão chegar com maior abrangência a partir do final de sábado (9) onde todo o estado do Rio de Janeiro tem previsão de chuvas fracas e moderadas, desde o sul do Estado até áreas do norte fluminense, o que inclui a capital, Rio de Janeiro/RJ.