Semana termina com rio atmosférico, alerta de chuvas intensas e tempestades severas

Um rio atmosférico transportará grande quantidade de umidade ao Sul do Brasil, Argentina e Uruguai, favorecendo chuvas intensas e localizadas nesta quinta, sexta e feriado de carnaval.
- Mais informações: Estava dirigindo e fui pego por um alagamento. O que faço agora?
Modelos numéricos de previsão indicam a formação e intensificação de um rio atmosférico ao longo dos próximos dias. O fluxo de umidade deve se localizar sobre o Mato Grosso do Sul, Paraguai, Argentina, Uruguai e boa parte da região Sul do Brasil, causando chuvas nestas regiões durante o feriado de carnaval.
As chuvas mais intensas tendem a ocorrer entre a tarde e a noite, impulsionadas pelo aquecimento diurno. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentam maior risco para esses eventos já nesta quinta-feira (27), mas também na sexta-feira (28) e no sábado (01).

No entanto, as chuvas podem se formar de maneira bastante localizada em algumas regiões, atingindo com intensidade alguns municípios e deixando outros com tempo firme. Isso se aplica especialmente ao Paraná e Mato Grosso do Sul, onde chuvas podem se formar em praticamente toda a extensão do estado, mas de maneira localizada.

Enquanto isso, um fluxo de umidade menos intenso também pode ocasionar chuvas em outras partes do país ao longo desta sexta-feira e do final de semana de carnaval. Além da chuva intensa, a interação com o ar quente e instável pode provocar temporais severos, com granizo e vendavais capazes de causar danos.
Risco de pancadas de chuva no Norte e no Centro-Oeste
Pancadas de chuva localizadas podem atingir toda a região Norte ao sul do rio Amazonas ao longo desta sexta-feira (28), sábado (01) e domingo (02). Mato Grosso também será amplamente afetado por pancadas de chuva que podem causar transtornos para a população.
O mesmo vale para todo o litoral norte, onde a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará causando chuvas intensas e frequentes, e para a porção norte da região Nordeste, como pode ser visto no mapa a seguir.

Goiás e Distrito Federal, por outro lado, serão afetados de maneira mais localizada: Enquanto pancadas de chuva rápidas podem se formar em alguns municípios, outros registrarão tempo predominantemente firme. Por isso, a probabilidade de chuva é menor.
Bloqueio atmosférico atua sobre Sudeste e Nordeste
Um bloqueio atmosférico no Sudeste do Brasil mantém a maior parte dessa região com tempo seco. Ainda assim, existe um leve transporte de umidade que pode ocasionar chuvas rápidas e muito localizadas, especialmente em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.
Os rios atmosféricos são corredores concentrados de umidade que transportam umidade dos trópicos para regiões de latitudes mais altas. Podem gerar chuvas intensas, inundações e deslizamentos de terra. Apesar dos impactos severos que eles podem causar, os rios atmosféricos fornecem chuvas essenciais para o abastecimento de água em diversas regiões do planeta.