Semana termina com aumento das chuvas na Região Sul: seria uma mudança definitiva?

A semana irá terminar com o aumento das chuvas no Sul do Brasil, principalmente entre Santa Catarina e o Paraná, e possibilidade de tempestades. O Rio Grande do Sul continuará com chuvas irregulares, com maior precipitação na parte norte do estado.

Parte da região Sul do Brasil vem sendo afetada por uma intensa onda de calor esta semana, principalmente o estado gaúcho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Rio Grande do Sul registrou na tarde de ontem (04) seu recorde histórico de mais de 100 anos de medições: 43,8°C em Quaraí, na região da Campanha. Além disso, a precipitação, no geral, foi abaixo da média em praticamente toda a região Sul ao longo de Janeiro.

A partir de quarta-feira (05), as chuvas retornam à região Sul, ocorrendo de forma mais generalizada sobre Santa Catarina e o Paraná. No Rio Grande do Sul, a chuva segue irregular, com maior probabilidade de ocorrência na metade norte. Confira agora a previsão do tempo para sexta-feira (07), sábado (08) e domingo (09) na região.

Sexta-feira

A sexta-feira (07) inicia com tempo encoberto em quase toda a região Sul e previsão de chuva a partir da tarde. A precipitação será mais intensa no leste de Santa Catarina e norte do Paraná. O mapa abaixo mostra a previsão do modelo de confiança da Meteored | Tempo.com para às 15h, quando a precipitação será mais generalizada, exceto pela para a metade sul do Rio Grande do Sul. À noite a precipitação diminui em toda a região, mas se mantém no leste de Santa Catarina, na região de Joinville.

chuva
Previsão de chuva para às 14h de sexta-feira (07), de acordo com o modelo ECMWF.

A chuva pode ocorrer na forma de tempestades durante a tarde, principalmente sobre Santa Catarina e Paraná, mas também no norte do Rio Grande do Sul. O mapa abaixo mostra a densidade de raios para às 15h.

raios
Previsão de densidade de raios de acordo para a tarde (15h) de sexta-feira (07), de acordo com o modelo ECMWF.

As temperaturas máximas ficam mais amenas em Santa Catarina, Paraná e noroeste gaúcho, mas no centro e oeste do Rio Grande do Sul o calor permanece, embora sem temperaturas extremas como no início da semana. Entre as capitais, máxima de 23°C em Curitiba (PR) e 27°C em Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

temp
Previsão de temperatura máxima (15h) sexta-feira (07), de acordo com o modelo ECMWF.

Na região de Uruguaiana, a temperatura máxima permanece elevada, podendo ultrapassar 37°C.

Sábado

No sábado (08) há possibilidade de chuva fraca ao longo da manhã na costa, entre Santa Catarina e o Paraná. Ao longo do dia a chuva intensifica e se espalha desde o centro do Rio Grande do Sul até o norte Paraná, podendo ocorrer na forma de tempestades nessas áreas.

A região mais afetada será o leste de Santa Catarina onde, novamente, a região de Joinville terá os maiores volumes de precipitação. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva do modelo ECMWF para às 18h.

chuva
Previsão de chuva na tarde (18h) de sábado (08), de acordo com o modelo ECMWF.

As temperaturas ficam mais amenas na faixa leste da região Sul, devido a maior presença de nebulosidade e precipitação, mas irão subir. Curitiba (PR) terá máxima de 25°C, Florianópolis 27°C e Porto Alegre pode passar dos 32°C.

temp
Previsão de temperatura máxima (15h) sábado (08), de acordo com o modelo ECMWF.

No centro do Rio Grande do Sul, as máximas serão da ordem de 34°C em Santa Maria, enquanto na região oeste as temperaturas se aproximam dos 38°C.

Domingo

O domingo (09) inicia com tempo aberto na maior parte da região Sul. À tarde a nebulosidade aumenta junto com a chuva e o risco de tempestades. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva do modelo ECMWF para às 15h.

chuva
Previsão de chuva e nebulosidade para a tarde (15h) de domingo (09), de acordo com o modelo ECMWF.

possibilidade de tempestades entre o centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o oeste do Paraná a partir da tarde. O mapa abaixo mostra a previsão de densidade de raios - indicador de severidade de tempestades - para às 15h, de acordo com o ECMWF.

raio
Previsão de densidade de raios de acordo para a tarde (15h) de domingo (09), de acordo com o modelo ECMWF.

Os acumulados de chuva até o fim do domingo serão mais expressivos no norte do Paraná, região de Londrina e Maringá, e no leste de Santa Catarina, onde os volumes podem passar dos 120 mm. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva acumulada até o final do domingo, onde a escala de cores mostra menores valores em azul e maiores em rosa, destacando que a chuva no Rio Grande do Sul continua deficiente na metade sul do estado.

acumulado
Previsão de chuva acumulada até domingo (09), de acordo com o modelo ECMWF. A escala de cores indica menores volumes acumulados em azul e maiores acumulados em rosa.

As temperaturas continuam a subir em toda a região Sul, mas principalmente no território gaúcho, onde quase todo o estado terá temperaturas acima dos 30°C, podendo alcançar, novamente, os 40°C na fronteira oeste, na região de Uruguaiana e Quaraí. Máxima de 28°C em Curitiba (PR), 29°C em Florianópolis (SC) e 34°C em Porto Alegre e região central.

max
Previsão de temperatura máxima (15h) domingo (09), de acordo com o modelo ECMWF.

Mas será que o quadro discutido aqui significa um retorno definitivo das chuvas para o centro-sul do país? A tendência de chuva do modelo de confiança da Meteored | Tempo.com para a próxima semana (entre 10 e 17 de Fevereiro) mostra chuvas acima da média na região Sul - assim como na metade oeste do Brasil, incluindo a região Norte, enquanto o Sudeste e Nordeste terão chuva abaixo da média.

anomali
Previsão de anomalia semanal de precipitação de acordo com o modelo ECMWF para a semana entre 10 e 17 de Fevereiro. Cores em verde indicam chuva acima da média e laranja abaixo da média.

Se essa tendência se confirmar nos próximos dias, pode representar um alívio para a escassez de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, mas ainda não representa um retorno definitivo das chuvas. Continue acompanhando a atualização da previsão do tempo com o time da Meteored Brasil e fique por dentro das condições do tempo na sua região.