Semana Santa e Páscoa com frente fria, ZCIT e chuvas no Nordeste

O avanço de um sistema frontal vai influenciar o tempo até mesmo no Nordeste, causando tempestades intensas e tempo severo em estados como a Bahia, Maranhão e Piauí, o que pode frustar os planos de quem planejava passar o feriado prolongado com sol e tempo aberto.

Tempo na Semana Santa Páscoa Nordeste
Uma frente irá influenciar o tempo até mesmo no Nordeste, causando tempestades intensas e tempo severo ao longo do feriado prolongado.

Entre esta terça (12) e quarta-feira (13), uma região de baixa pressão e, posteriormente, a formação de uma frente fria farão com que o tempo se mantenha instável e chuvoso em todo o Sul do Brasil, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm especialmente no Paraná.

Com o avanço desse sistema frontal, há também previsão de tempestades severas atingindo Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, quebrando o tempo quente e seco que predominava nos últimos dias.

A pergunta agora é, com a mudança do tempo em praticamente todo o centro-sul do país, será que as condições meteorológicas também vão mudar no Nordeste? A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai afetar o tempo em Estados do Nordeste?

Áreas com alerta de tempo severo e chuva volumosa

Hoje já há possibilidade de tempestades localmente fortes no Maranhão, Piauí, sul e oeste do Ceará. Chuvas menos intensas podem também atingir o oeste de Pernambuco e da Paraíba. Os volumes de chuva esperados para a região podem chegar a 50 mm, com rajadas de vento de até 60 km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

Ao longo do feriado, a ZCIT se encarregará de causar chuvas em praticamente todo o litoral Norte do país, uma péssima notícia para quem planejava passar o feriado prolongado em cidades como Fortaleza, São Luís e Parnaíba.

Previsão Semana Santa Páscoa Nordeste
A previsão de probabilidade de chuva para o Nordeste mostra quer chuvas atingirão o litoral norte e boa parte dos Estados do Piauí, Maranhão e Bahia neste domingo de páscoa.

O sistema frontal, por sua vez, deve avançar para o Norte e sua influência também será sentida no Nordeste. Já na sexta-feira (15), tempestades intensas com chuva volumosa se formarão ao oeste e ao sul da Bahia, situação que se mantém ao longo do sábado (16).

No domingo (17), a circulação dos ventos e da umidade organizados pelo sistema potencializarão as tempestades no Maranhão e no Piauí. Tempo severo também será registrado em toda a Bahia, inclusive na capital Salvador - uma péssima notícia para quem planejava passar o feriado estendido na praia.

Áreas com sol e tempo firme

Ainda assim, nem todo o Nordeste está condenado ao tempo chuvoso neste feriado prolongado. O tempo se mantém estável no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, onde há apenas possibilidade de chuvas fracas e rápidas, assim como já está ocorrendo ao longo desta semana inteira.

Na praia destes Estados, o sol se intercala com nuvens e chuvas leves ocasionais, mas nada que vá estragar o feriado estendido de páscoa. O tempo vai se manter constante também ao longo de toda a semana que vem.

Mas lembre-se: como as condições meteorológicas podem mudar localmente, então não deixe de conferir a previsão específica para sua cidade aqui no site da Tempo.com.